Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


Estarreja terá 1.000 árvores de espécies nativas plantadas durante 2022 pela Comunidade da Universidade de Aveiro

Escrito por em 16/10/2021

O projeto de reflorestação e sensibilização ambiental Plantar o Futuro, regressa após uma pausa indesejada devido à Covid-19, avançando para a terceira edição.

Organizada pela Agora Aveiro em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro (UA) e o Município de Estarreja, a iniciativa volta a entregar novos rebentos à comunidade académica da UA (alunos, docentes e funcionários), a quem estiver disponível para os adotar.

Ao longo do dia 20 de outubro será possível levantar uma das 1.000 árvores que o projeto disponibiliza, cuidando dela até ser plantada, lá para fevereiro ou março de 2022. Para tal, basta preencher o formulário de inscrição disponível na página do projeto, Agora Aveiro – Plantar o Futuro.

Após o período de adoção, todos os rebentos entregues aos cuidados dos participantes deverão ser devolvidos à terra, onde criarão raízes, já no seu novo habitat. Plantadas em Estarreja, estas árvores irão contribuir para a recuperação da floresta nativa local e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios e conservação da biodiversidade.
Além de sensibilizar a população, a iniciativa envolve-a ativamente, num dos maiores projetos de reflorestação de âmbito universitário do País.

Chegando só agora à 3ª. edição, o projeto existe desde 2014, contando com a participação de mais de 2.600 pessoas e a plantação de cerca de 4.000 árvores, na Mata Nacional do Buçaco e nos Municípios de Estarreja, Lousada e Albergaria-a-Velha.

As espécies a plantar serão pilriteiros, azinheiras, pinheiros-mansos e carvalhos-alvarinhos. Aos adotantes, será disponibilizado um guia com todas as informações necessárias para cuidar dos rebentos.

O projeto conta com os patrocínios da Prio Energy (MainSponsor), Caetano Auto (Golden Sponsor) e Casa Martelo, Grestel e Siro (Silver Sponsors). Estabelece parcerias com o Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv, National Geographic Exodus Aveiro Fest, Plate.pt, e Possibility Design. Tem o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *