Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Faleceu o Sacerdote Manuel Pires Bastos. Paz à sua alma!

Escrito por em 08/11/2020

O Sacerdote da Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, Manuel Pires Bastos, de 85 anos, encontrava-se internado desde o dia 28 de Outubro, no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Ao que conseguimos apurar, o Padre Bastos, assim carinhosamente tratado pelos seus paroquianos, mantinha um diagnóstico reservado, enquadrado nos sintomas de uma pneumonia, tendo acusado positivo no teste de pesquisa pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia Covid-19.

Com os avanços e recuos de uma doença difícil de debelar em idades mais avançadas, chegou a mostrar sinais de recuperação. O seu estado clínico, contudo, agravar-se-ia irremediavelmente nos últimos dias, acabando por falecer hoje, 8 de Novembro, na mesma unidade hospitalar.

O Padre Bastos era o Cooperador mais antigo da Antena Vareira, da qual foi um dos fundadores, sendo também membro dos atuais órgãos sociais e um verdadeiro entusiasta do projeto.
Todos os colegas da Rádio AVfm lamentam a sua perda e desejam paz à sua alma, apresentando as mais sentidas condolências à família.

De Manuel Pires a Padre Bastos:

Natural de Loureiro, Concelho de Oliveira de Azeméis, Manuel Pires Bastos, nasceu no dia 7 de Maio de 1935.

Era filho de Manuel Maria Pereira Bastos e de Rosa Alves Pires, e afilhado do pároco da freguesia, Padre Manuel Laranjeira, que teve uma grande influência na sua vocação religiosa.
Com 11 anos, em 1946, entrou para o Seminário de Trancoso (Sagrado Coração de Jesus).

A sua Ordenação Sarcedotal decorreu no dia 3 de Agosto de 1985, na Sé Catedral do Porto, tendo sido realizada por António Ferreira Gomes.
Já o seu primeiro serviço eclesial foi na paróquia de Santo Tirso, onde exerceu as funções de Coadjutor da paróquia. Posteriormente, em 1960/61, foi Assistente Diocesano Adjunto da Juventude Operária Católica.

Encontrou-se de volta a “casa”, entre os anos 1961 e 1975. Nesse período, foi o pároco de Macinhata da Freita (Oliv. Azeméis), fez parte da Comissão da Música Sacra do Porto e lecionou a disciplina “Religião e Moral” na Escola Comercial e Industrial de Oliveira de Azeméis.

Posteriormente, aceitou o desafio de desempenhar funções na Paróquia de Ovar, onde esteve até à data do seu falecimento.

No seu “novo Concelho”, o Padre Bastos, além da Ação Pastoral, foi um cidadão ativo na sociedade, tendo chegado a lecionar no Liceu Júlio Dinis.
Ao longo dos tempos foi desempenhando várias funções como Assistente Espiritual de Movimentos Católicos, sendo responsável por vários projetos como os Cursilhos de Cristandade, as Equipas de Nossa Senhora e os Cursos de Preparação para o Matrimónio, entre outros.

Entretanto, concluiu a Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Estava integrado na Liga dos Centros Sociais (IPSS), por inerência do cargo de Presidente do Centro Social Paroquial de Ovar. Mantinha colaborações com entidades culturais como a Companhia de Teatro Contacto, a Divisão de Cultura, Biblioteca e Património Histórico da Câmara Municipal de Ovar e a Rádio AVfm, entre outros.

Procurando sempre ajudar os mais carenciados, o pároco fundou, contando com apoios de voluntários e entidades, o projeto “Mãos Solidárias”, da Paróquia de Ovar, que tem serviço de refeições diárias, alimentos e roupa lavada, desde 2009. O mesmo revelou-se essencial para a população vareira mais desfavorecida, durante a cerca sanitário que isolou Ovar.

Com enorme gosto pela escrita e pelo jornalismo, o Padre Bastos foi autor de centenas de artigos em diversos jornais, tendo publicado outros tantos livros de investigação independentes. Recolhia ainda dados etnográficos e etnológicos, onde registava a história e a identidade das regiões.
Chegou a ser Chefe de Redação do “Correio de Azeméis”, e era o Diretor do jornal quinzenário e centenário “João Semana”.

A Câmara Municipal de Ovar decretou Luto Municipal para segunda-feira, dia 9 de Novembro de 2020.

As cerimónias fúnebres, reservadas à família, decorrerão em Loureiro, a terra natal do padre Manuel Pires Bastos. A Missa de Sétimo Dia será celebrada pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, no próximo Domingo, dia 15, às 11 horas, na igreja de Ovar.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *