“Falha de motor” levou a aterragem de emergência entre as praias de Cortegaça e Maceda
Escrito por AVfm em 14/09/2023
Esta quarta-feira, 13 de setembro, uma aeronave com um tripulante a bordo, aterrou de emergência entre as praias de Cortegaça e Maceda, no concelho de Ovar.
O piloto do monomotor conseguiu aterrar na zona de areal, a sul do parque de campismo de Cortegaça, em segurança e sem registo de feridos. Habitualmente denominada por avioneta, o aparelho é um modelo “Dynamic WT9” e pertence à escola de pilotos Aerolazer, situada em Benavente, no distrito de Santarém, e estaria a regressar ao campo de voo de Benavente.
Segundo os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, a corporação recebeu o alerta cerca das 13h30, dando conta de um possível acidente aéreo. Os Soldados da Paz destacaram para o local cerca de 20 operacionais, apoiados por 6 meios.
Em comunicado, adiantam que o piloto da aeronave não teve nenhum tipo de ferimento e não necessitou de qualquer intervenção da Equipa Pré-Hospitalar.
No local também se apresentaram militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), elementos OPSAS (assistência e socorro) da Base de Maceda, do SEA Master do Porto de Aveiro e da Polícia Marítima do Douro.
A investigação deste incidente está a cargo do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).
[give_form id=”81006″]