FESTOVAR termina no Centro de Arte de Ovar com mais uma estreia da CONTACTO
Written by AVfm on 18/11/2020
O FESTOVAR – Festival de Teatro de Ovar, organizado pelo 27º. ano consecutivo pela CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, arrancou a 10 de outubro e terminará no final desta semana, a 20 de novembro.
Além das seis peças já apresentadas, quer produzidas pela CONTACTO quer por outras companhias convidadas, o evento terminará com mais uma estreia da companhia vareira.
A peça “Pranto da Maria Parda” será apresentada no Centro de Arte de Ovar (CAO), já nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, pelas 21h00.
“Pranto da Maria Parda”
Sinopse:
Trata-se de uma espécie de monólogo, no qual o autor dá voz a Maria Parda, uma grande apreciadora do vinho, que fala da dificuldade em encontrá-lo nas tabernas de Lisboa. E tão necessitada está de vinho que decide, então, pedir fiado aos taberneiros, em seis locais distintos, e de todos eles recebe a mesma resposta…
Dessa forma, sem obter o vinho que procura, Maria Parda decide então morrer, não sem antes apresentar o seu testamento – um desvairado discurso de despedida, no qual o vinho e as críticas à sociedade lisboeta da época predominam.
Ficha Técnica:
Género: Farsa Dramática
País: Portugal
Ano: 1522
Autor: Gil Vicente
Classificação Maiores de 12 anos
Encenação: Manuel Ramos Costa, 2020
Intérpretes: Andreia Lopes (Maria Parda), Dorinda Resende (Biscainha), Fausto Dias (João Cavalleiro), Laura Poças (Falula), Palmira Rodrigues (Branca Leda), António Ferreira (João do Lumiar ), José Ferreira (Martim Alho) e Inês Oliveira (Mulher do Povo)
Equipa Técnica:
Encenação: Manuel Ramos Costa
Direção de cena: António Alberto
Guarda-roupa: Isilda Margarida
Montagem do cenário: Artur Leite e Luís Ribeiro
Desenho e operação de luz: João Barge
Pesquisa de som: Fernando Rodrigues
Operação de som: David Aguiar
Caracterização: Alice Grade
A Cultura e a Pandemia
A responsabilidade acrescida na organização do evento em tempos de pandemia obrigou a algumas alterações em relação a edições anteriores, nomeadamente à realização de apenas um espetáculo por fim-de-semana e à ausência de sessão de abertura.
O último espetáculo subirá a palco no Centro de Arte de Ovar, apelando-se à compreensão de todos para a redução do número de lugares, bem como para o cumprimento das regras sanitárias necessárias à proteção de todos.
Assim, será conveniente proceder à compra antecipada de bilhete, o que poderá ser feito diretamente no balcão do Centro de Arte de Ovar ou através da Bilheteira Online.