Filosofia “Eu sou porque tu és” marcou o encontro de Escolas Ubuntu promovido pelo Município de Ovar
Escrito por AVfm em 31/10/2024
O Município de Ovar promoveu um Encontro Regional de Escolas Ubuntu.
A iniciativa dirigida aos três agrupamentos de escolas concelhios contou com inúmeros exercícios de reflexão e momentos de partilha, estimulando a cooperação e a construção de pontes entre todos os intervenientes.
Inserida no Programa de Educação Não Formal da Academia de Líderes Ubuntu, esta iniciativa recorre a uma metodologia inovadora, desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira, que já capacitou mais de uma centena de participantes no concelho.
A Academia de Líderes Ubuntu recorre à filosofia de origem africana “Eu sou porque tu és” e é desenvolvida a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração em figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Assente em três dimensões, nomeadamente Liderança servidora, Construção de pontes e Ética do cuidado, promove o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
A Vereadora Ana Cunha, com Competências do Desenvolvimento Social, fez um balanço positivo da iniciativa. A autarca afirmou: “Mais do que um dia de atividades, este encontro foi um dia de partilha que marcou todos os participantes”, acrescentando que proporcionou a construção de laços, momentos de aprendizagem coletiva e crescimento individual. O respeito pelas diferenças e tornar-se agente de mudança na comunidade foram outros valores estimulados.
O Encontro Regional de Escolas Ubuntu foi o culminar de um trabalho de capacitação de técnicos municipais e educadores que puderam aplicar esta metodologia nos três Agrupamentos de Escolas do Município, garantindo, desta forma, a continuidade deste programa, cujos resultados são reconhecidos internacionalmente.
Ana Cunha acrescentou que, além dessa capacitação dos profissionais de ensino, a iniciativa proporcionou aos alunos, “uma experiência diferenciadora, que gera empatia, ajuda a gerir e resolver conflitos e combate o bullying e o insucesso escolar”.
[give_form id=”81006″]