Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Fim de semana em Ovar avança com o Jazz como música de fundo em vários palcos

Escrito por em 04/09/2021

O Centro de Arte de Ovar, a Escola de Artes e Ofícios e a Praça das Galinhas foram os três palcos escolhidos para acolher o festival de música Jazz que traz a Ovar, entre outros nomes, Andy Shepard, João Martins, Elas e o Jazz e a Orquestra de Jazz do Hot Clube do Portugal.

Esta terceira edição do “Ovar em Jazz”, há muito aguardado devido aos sucessivos adiamentos provocados pela pandemia Covid-19, invade literalmente a cidade até domingo, 5 de setembro, com grandes nomes do Jazz Nacional e Internacional.

A apresentação do programa do evento teve lugar a 20 de agosto, na Praça das Galinhas, tendo sido assinalada com a atuação do Trio Gonçalo Naia, da Companhia de Artes Performativas da JOBRA, em jeito de mote para o que estaria para vir.

Atuação do Trio Gonçalo Naia

Na sessão de apresentação esteve presente Salvador Malheiro, presidente da autarquia, que exprimiu a sua satisfação por ser agora possível produzir este evento cultural.

O Jazz é um género muito bem recebido cá e que vai ao encontro das expectativas dos agentes culturais e do público do Município e da região. Os nomes aqui hoje apresentados representam, seguramente, a certeza de cinco dias intensos que prometem animar a cidade e colocar Ovar na rota do Jazz em Portugal.

disse Salvador Malheiro
Atuação de Andy Sheppard & Costa Oeste

Andy Sheppard, saxofonista britânico com uma notável carreira internacional de quatro décadas, acompanhado do quarteto Costa Oeste, deu o pontapé de saída do evento, a 1 de setembro, no auditório do Centro de Arte de Ovar.

No mesmo local e horário, no dia seguinte, o vareiro João Martins, na composição, bateria, percussão e sintetizadores, atuou com o quarteto Hundred Milliseconds, acompanhados de um duplicado de saxofones e guitarra elétrica.

Atuação de João Martins & Hundred Milliseconds

Ontem, 3 de setembro, pelas 19h30, a Praça das Galinhas, foi novamente o palco de músicos de Jazz da MUDA’TE – Companhia de Artes Performativas da JOBRA. Diogo na bateria, Sara no baixo, Rafael na guitarra, Miguel no vibrafone e Inês na voz, atuaram num registo Pop Rock Jazz, dando energia a uma zona nobre do centro da cidade vareira.

Atuação da MUDA’TE – Companhia de Artes Performativas da JOBRA

Mais tarde, por volta das 22h00, o Centro de Arte deu palco a “Elas e o Jazz”, trio composto por Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton.
Reconhecidas pela sua cumplicidade, as artistas reproduziram o universo contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de Jazz de Nova Iorque, numa narrativa musical cantada a três vozes, muito bem acompanhadas por João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e Joel Silva na bateria.

Atuação de “Elas e o Jazz”

João Martins, conceituado saxofonista e diretor musical, está em Ovar para um exercício de desconstrução dos preconceitos do Jazz. Ao longo deste fim de semana, conduz duas Oficinas de Improvisação que vão ter lugar na Escola de Artes e Ofícios, ou não fosse o Jazz uma expressão artística-musical que viu a sua génese na cultura popular, na criatividade e na improvisação dos músicos de rua de Nova Orleães.
Hoje a oficina decorre entre as 10h30 e as 17h00. Amanhã, domingo, dia 5, acontecerá entre as 14h00 e as 18h00 (inscrições através do email caovar@cm-ovar.pt).

Cartaz das Oficinas

O roteiro musical e os horários alinhados convocam o público a regressar à Praça das Galinhas no final do dia de hoje, sábado, dia 4, para mais um momento cheio de groove com o Combo de Jazz do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro.

Já à noite, a conceituada Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal convida, desta feita, Julian Arguelles. O saxofonista de jazz inglês, natural de Birmingham e que cedo construiu a sua carreira criativa em palcos Londrinos, acompanha a imensidão instrumental da orquestra, no Centro de Arte de Ovar, pelas 22h00.

Cartaz do Concerto da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal

A encerrar o evento, de forma a tornar público o trabalho desenvolvido, no domingo, 5 de setembro, haverá a apresentação final daa Oficinaa de Improvisação, pelas 19h30, na Praça das Galinhas.

O Ovar em Jazz assume-se como um conjunto de momentos de aprendizagem, experimentação, celebração e escuta. Durante o evento, a cidade vareira assume- se como palco de grandes momentos musicais, em ambientes formais, intimistas ou mais descontraídos, que procuram ir ao encontro de todos os tipos de público.

Os bilhetes para os concertos no Centro de Arte de Ovar, os únicos a pagar, têm um custo de 7,50 €uros.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *