FIMO leva as Marionetas ao centro da cidade de Ovar, com espetáculos para todas as idades
Escrito por AVfm em 08/06/2023
A 16ª. edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) regressa ao centro da cidade, entre os dias 9 e 11 de junho. O fim de semana será, assim, marcado pelos vários tipos de “bonecos”, construídos e manipulados de forma a que o não pareçam, a invadirem as ruas de Ovar.
Em 2023, o FIMO apresenta-se com uma programação composta por 23 espetáculos, promovidos por 14 companhias, provenientes de Portugal, Brasil, Espanha, Argentina e Ucrânia. Além dos espetáculos, haverá Feira de Artesanato, Workshops de Marionetas, Insuflável e Carrossel, a terem lugar no Largo do Tribunal.
A maioria das atuações acontece em espaços ao ar livre, como o Largo do Tribunal, Neptuno, Parque Urbano, Jardim do Cáster, Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Parque da Senhora da Graça. Haverá ainda atividades a decorrer na Casa da CONTACTO e no Museu de Ovar.
O denominador comum a todos eles é o acesso grátis. Em vários espetáculos a lotação não é uma condicionante, contudo há casos em que o espaço ou a própria experiência do espetáculo limita a quantidade de público permitido, como detalhado no cartaz do evento. Nas performances em que há esta limitação, o acesso será feito por ordem de chegada, sem necessidade de levantamento prévio de reserva.
Da vasta programação, há performances destinadas a todos os públicos, com espetáculos indicados para os mais pequeninos, para toda a família e outros indicados para os mais velhos.
Um dos grandes destaques é o espetáculo de abertura, que conta com a participação da comunidade local, nomeadamente de 38 voluntários e da Banda Sinfónica de Ovar. “Lúmen – Uma História de Amor” é um espetáculo iluminado e a maior criação original da companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. A grandeza das personagens com 5 metros de altura deambulam perto do património edificado contando histórias que se confundem com as locais.
O FIMO é um evento com carimbo da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO), traduzindo-se num investimento na ordem dos 40.000€. A aposta no FIMO é também uma aposta no setor cultural e artístico da região, assim como um incentivo ao turismo e à economia local. O correto desenrolar do certame deve-se ainda à dedicação e ao trabalho incansável de um grupo de voluntários, formado por cerca de quarenta elementos da comunidade, que se esforçam por assegurar questões de logística e manter os parâmetros de qualidade.
[give_form id=”81006″]