Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


FIMO vai invadir a cidade de Ovar com marionetas ao longo do fim de semana

Escrito por em 10/06/2021

Depois da pausa de 2020 devido aos constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19, o Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) regressa às ruas da cidade para a 14ª. edição, a decorrer entre os dias 11 e 13 de junho.

Para garantir a segurança e o respeito das normas da DGS, o festival apresenta-se em 2021 num formato reduzido. A organização espera o bom senso de todos, apelando ao cumprimento de algumas regras básicas, tais como a utilização de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social. Todos os espaços, mesmo ao ar livre, serão delimitados e terão lotação máxima definida, não sendo possível mudar cadeiras de lugar.

O FIMO é já um certame enraizado na programação cultural do município, aguardado a cada ano que passa como um momento alto de usufruto do espaço público em família. Financiado pela União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira (UFO), representa um investimento financeiro na ordem dos 30 mil euros. A organização do evento conta com uma logística assegurada por um corpo de voluntários, formado por cerca de 30 pessoas da comunidade vareira.

Em termos de oferta artística, a edição 2021 do FIMO garante a presença de 15 companhias, das quais 7 são portuguesas, 2 francesas, 3 espanholas, 1 polaca, 1 chilena e 1 venezuelana.

Durante os três dias, serão apresentados cerca de 40 espetáculos, espalhados pelo Largo do Tribunal, Jardim do Cáster, Praça da República, Parque Urbano, Casa da Contacto (CC), Escola de Artes e Ofícios (EAO) e Centro de Arte de Ovar (CAO).

As sessões do CAO, da EAO, da CC e da Praça da República obrigam ao levantamento prévio dos bilhetes, que no CAO estarão disponíveis a partir das 18h00 e em todos os outros locais serão entregues 1h00 antes de cada espetáculo.

Os espaços ao ar livre serão delimitados e terão circuitos diferenciados de entrada e saída. Com lugares distanciados entre os espectadores, o acesso aos mesmos é feito por ordem de chegada, até as cadeiras se encontrarem todas ocupadas. As cadeiras não poderão ser mudadas de sítio.

Para além dos espetáculos, decorrerão em simultâneo uma Feira de Artesanato, Jogos Infantis e os mais novos poderão usufruir do Carrossel da “Wood Toys”.

Apesar do formato reduzido, a organização vai atribuir os Prémios do Público e de Melhor Espetáculo do certame.

Nuno Pinto, Diretor do Festival Internacional de Marionetas de Ovar, realçou a importância de se dar “um sinal positivo e de normalidade através da cultura que sofreu tanto nos últimos tempos“.

Conheça o programa completo do festival:

« de 3 »

Reveja a entrevista exclusiva AVfm de antevisão do FIMO:


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *