Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


“FLORES AGRESTES”, livro de poemas do Padre Bastos, vai ser lançado a título póstumo no dia do seu nascimento

Escrito por em 04/05/2024

Um grupo de amigos naturais de Loureiro, em Oliveira de Azeméis, tem-se dedicado à pesquisa da história da vida, dos trabalhos e da terra natal do Padre Bastos, tendo nascido, assim, o “Centro de Estudos Padre Bastos”.

Com apoio da família do Padre Bastos, este grupo tem estudado, compreendido e tornado acessível o vastíssimo espólio que recolheu. Também se tem dedicado em tornar público o que for possível dos trabalhos que, em vida, Manuel Pires Bastos não conseguiu publicar, tão vasta era a sua produção. 

O Centro de Estudos assinala o aniversário de nascimento do Padre Bastos, que celebraria 89 anos a 7 de maio, com uma missa na Igreja Matriz de Loureiro, pelas 21h00; seguindo-se o lançamento do seu primeiro livro de poemas: “Flores Agrestes, poesias dos meus 12, 13 e 14 anos”, no auditório da Junta de Freguesia de Loureiro.

Nascido em Loureiro, em 1935, e falecido em Ovar, no ano de 2020, o padre Manuel Pires Bastos foi muito do mais que um dedicado sacerdote. Ao longo da sua vida evidenciou uma grande propensão para a cultura que abraçou como outro sacerdócio, desdobrando-se entre a história, as letras, as artes, nomeadamente a música. Foi ainda um apaixonado pelos valores do património local e regional que estudou e registou. Além das inúmeras colaborações nos jornais, deixou publicadas diversas obras, mas outras ficaram nos seus apontamentos porque a morte o surpreendeu em plena pandemia (Covid 19) e impediu que as concluísse. 

Esta apresentação marca o arranque de uma série de eventos com que o Centro de Estudos Padre Bastos pretende evocar o ilustre loureirense. O coletivo pretende promover outras iniciativas ao longo do ano, visando um ciclo evocativo até à data do 90º aniversário de nascimento. Posteriormente, a intenção será continuar o estudo do espólio do Padre Bastos e promover a edição de outros livros.

[give_form id=”81006″]


Foto: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *