Florgrade vence pela margem mínima; Corticeiros respiram de alívio e saem da zona de despromoção
Escrito por AVfm em 30/10/2025
Num jogo muito disputado, a Florgrade chegou à vantagem no marcador através de um golo apontado pelo jovem talentoso Ivo Almeida. Os Corticeiros conformaram-se demasiado com o primeiro golo e tiveram de sofrer até ao final para segurar o resultado, vencendo assim pela margem mínima (0-1).
No Estádio Municipal do Farvão, a Florgrade desejava alcançar a segunda vitória consecutiva para sair da zona de despromoção. Os Corticeiros apresentaram-se em 4-2-3-1 e com apenas uma alteração no onze inicial, ou seja, o experiente extremo Leandro Borges ingressou para o lugar de Tiago Jogo. Posto isto, Hélder Castro inverteu o triângulo do meio-campo e passou a jogar com Pedro Sancho e Gonçalo Costa a médios centro, atuando Ivo Almeida como médio ofensivo próximo do avançado João Dias.
Em contrapartida, o Gouveia pretendia quebrar um ciclo de cinco derrotas seguidas e conquistar a tão ambicionada primeira vitória no campeonato. Os Lobos da Serra realizaram apenas duas mudanças no onze incipiente, ou seja, o avançado ganense Pedro Seidi entrou para o lugar de Samuel Osei e o médio Guilherme Candeias também entrou no onze para a saída do canadiano Andrew Toale.
Depois de um início de encontro equilibrado, a Florgrade começou a erigir oportunidades flagrantes de golo e acabou mesmo por alcançar o primeiro golo. No início da segunda parte, após um erro grotesco do defesa central do Gouveia, Ivo Almeida recuperou a bola e frente ao jovem guardião Rodrigo Morais não hesitou e finalizou para o fundo da baliza dos Lobos da Serra (47´). Os Corticeiros começaram a defender demasiado num bloco intermédio-baixo com o intuito de conservar a vantagem no marcador e a equipa orientada por Marco Almeida assumiu as rédeas da partida.
Não obstante ter ficado reduzido a dez unidades com a expulsão de André Freitas, o Gouveia não se resignou e criou oportunidades flagrantes de golo para chegar, pelo menos, à igualdade. No entanto, a equipa treinada por Hélder Castro foi estoica e, apesar de ter passado por algum sofrimento até ao final, aguentou o resultado e logrou um grande triunfo para sair dos lugares de despromoção.
Ouça a intervenção dos treinadores da Florgrade e do Gouveia, clicando no respetivo player:
SEGUE-SE A RECEÇÃO AO ANADIA
A jogar no Buçaquinho perante os seus adeptos, a Florgrade almeja continuar a senda de vitórias para subir alguns lugares na classificação e ficar mais serena no campeonato. Os Corticeiros enfrentam o Anadia, penúltimo classificado da série, que ainda procura a primeira vitória na prova e que vem de uma derrota perentória em casa contra o Leça. Sendo assim, a equipa comandada por Pedro Alegre vai tentar obstar ao máximo a missão da Florgrade para arrecadar os primeiros três pontos na competição.
AVfm 




