Futebol: CCR Válega não assume candidatura mas quer estar nos lugares cimeiros da 1ª Divisão
Escrito por AVfm em 05/09/2022
De regresso à 1ª Divisão Distrital após um ano de aprendizagem no Campeonato SABSEG, o CCR Válega continua na senda de um projeto apostado em lançar jovens, marcado por renovações importantes no seu plantel e com Cláudio Maciel ao leme, ele que avança para uma segunda temporada no clube depois de, na época passada, ter entrado com o campeonato em andamento e, por consequência, não ter sido responsável pelo planeamento inicial.
Em entrevista recente à AFA TV, o técnico valeguense volta a reafirmar o que já dissera, anteriormente, em conversa no “Passe de Letra” da Rádio AVfm. «Queremos estar nos lugares cimeiros da tabela classificativa da 1ª Divisão. Pensamos dessa forma e, por isso, é que começámos a planear a época com tempo.»
Não assumindo uma candidatura à subida, o Válega acredita ter andamento para se imiscuir na luta contra os melhores da divisão. «Acho que vai ser um campeonato muito competitivo, até pelas equipas que desceram do SABSEG. Esperam-se dificuldades, mas penso que, com os jogadores que conseguimos manter e os que trouxemos, podemos morder os calcanhares às equipas com grandes investimentos», sublinha Maciel.
Atualmente, à boleia da página oficial do Válega, estão às ordens de Cláudio Maciel um total de 19 atletas, entre os quais 7 reforços. Apesar de haver caras novas que podem acrescentar qualidade, é nas renovações que o emblema do Sargaçal encontra, para já, aquela que poderá ser a espinha dorsal da equipa. Cláudio Maciel salienta, no entanto, que ainda há espaço para entradas: «Há sempre a possibilidade de se integrar um ou outro atleta com qualidade, que não tenha espaço noutras equipas ou campeonatos. Não vamos trazer atletas só para fazer número, mas sim para reforçar o grupo.»
Embora tenha perdido peças importantes como Diogo Farias e Thiago Silva (já anunciados pelo rival, SC Esmoriz), o Válega renovou com muitos dos atletas que compunham o onze da época passada. Tomás Vieira, Alex Marques, Diogo Ventura, Rodrigo Cabral, Leandro Mendes, Rui Pereira, Armando, Sérgio Chipelo, Vitinha, JP, Rodrigo Moreira e Rui Faria são já confirmações, renovaram e vínculo e estão às ordens do treinador.
Relativamente às entradas no plantel, destaca-se o regresso de Foka (ex-Geração Rui Dolores) ao Sargaçal e, acima de tudo, a inclusão de muito juventude no projeto de 2022/23. João Dias (ex-Avanca), Rui Oliveira (ex-Geração Rui Dolores), Rui Pinho (ex-Sanjoanense), Telmo Ribeiro, Gonçalo Silva “Rato” (ex-Geração Rui Dolores) e Zé Pinto (ex-Santiais) são reforços para os 3 setores do campo.
Os trabalhos de pré-temporada já se iniciaram com vista ao primeiro compromisso oficial, contra o Vista Alegre, em Ílhavo, no próximo dia 25 de Setembro. O Válega jogará na Zona Sul da 1ª Divisão e terá, entre outros, rivais como Vista Alegre, Avanca ou Bustelo, que também desceram do Campeonato SABSEG na época passada.
A 1ª Divisão Distrital será jogada em duas séries, Norte e Sul, mas em formato de campeonato único. Ao contrário do que acontece no Campeonato SABSEG, as equipas de cada grupo jogam entre si a duas voltas e, no final, os dois primeiros classificados de cada uma das séries são promovidos à elite aveirense sem terem de disputar uma segunda fase de competição.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva