Futebol: Depois de agarrar o Campeonato, São Vicente Sub-23 deixa cair a Taça; Águeda foi superior no segundo de 3 confrontos entre os 2
Escrito por AVfm em 11/06/2025
Foi ao sabor de uma goleada que o Águeda Sub-23 celebrou, no passado sábado, a conquista da Taça de Esperanças de Sub-23. Diante do São Vicente Pereira Sub-23, que até tinha logrado a conquista do Campeonato na semana anterior, os Galos foram mais fortes e aplicaram um 5-1 num dia onde praticamente tudo lhes correu de feição.
Em Aveiro, na Aldeia do Futebol, duas equipas de Sub-23 que deram cartas na 2.ª Divisão Distrital na época que agora está a findar. O São Vicente Pereira até tinha vencido na final do Campeonato de Esperanças na semana anterior, precisamente sobre o Águeda (2-0) mas, na decisão da Taça, os orientados de Mário Marques tiveram dificuldades para impor o seu futebol.
A turma dos corvos até entrou a tentar dominar as operações do encontro. No entanto, com vários erros defensivos à mistura, acabou por ceder a dianteira ao Águeda e o conjunto da Bairrada soube aproveitar para, não só vencer, como golear com uma bela exibição.
Pedro Garcia inaugurou o marcador aos 9′, aproveitando uma falha de atenção na área dos vicentinos. Mas o cenário ainda se agudizaria na etapa inicial.
Um auto-golo para Sérgio Almeida aos 23′ e o bis para Pedro Garcia, aos 38′ (um golpe de cabeça) colocavam o São Vicente a perder por 0-3 ao intervalo. Destaque para os dois golos do ponta-de-lança do Águeda mas ainda para outro elemento do seu ataque, Pedro Almeida. O canhoto causou “miséria” na direita e foi o maior municiador de perigo junto da baliza do São Vicente.
A equipa do concelho de Ovar até veio com a disposição de causar um melhor impacto na segunda parte. Porém, os erros voltaram a mostrar-se uma evidência.
Alex Cardoso, que até estava a ser um dos melhores vicentinos em campo, “ofereceu” um golo fácil a Tiago Cortez que, no cara-a-cara com Simão, fez o 0-4 aos 58′. Ibra, aos 60′, com um cruzamento/remate ajudado (e muito) pelo vento, acabou por fazer o golo da mão cheia.
O São Vicente Pereira ainda dispôs de chances para, pelo menos, reduzir mais cedo no encontro. O golo de honra chegaria, ainda assim e apenas, aos 87′. Gonçalo Costa, que entrara ao intervalo para o lugar do apagado Hugo Malheiro, foi um dos mais incoformados na equipa de Mário Marques e acabou por ser feliz ao apontar o único tento da sua equipa.
Ao segundo de três assaltos entre as duas equipas, o Águeda mostrou-se mais forte e venceu, de forma justo, o segundo troféu sub-23 da temporada. As duas equipas voltarão a encontrar-se no próximo sábado, novamente na Aldeia do Futebol, agora para a decisão da Supertaça de Aveiro.
ARC S. Vicente Pereira Sub-23 – Mário Marques
RD Águeda Sub-23 – Jorge Martins
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva