Futebol: Florgrade quer ser candidata entre históricos da Distrital
Escrito por AVfm em 01/09/2022
Será uma “carta certa” na luta pelos Campeonatos Nacionais? Os adeptos corticeiros esperam que sim e, a julgar pelo furor que tem sido o defeso da Florgrade FC e pela qualidade que tem acrescentado no seu plantel, as chances da (agora) equipa do concelho de Ovar poderão ser reais.
Os trabalhos da equipa principal da Florgrade já se iniciaram e a pré-temporada sob as ordens de André Ribeiro conta com o incremento de 11 reforços para os vários setores do campo. Nomes sonantes, alguns com experiência em patamares superiores, e que dão garantias ao novo técnico, ex-treinador do Valadares de Gaia.
André Ribeiro até já teceu as primeiras declarações oficiais enquanto timoneiro da Florgrade. À AFA TV, afirma que a próxima edição do SABSEG mostrará «um campeonato com clubes históricos, bem assentes no futebol português, e com outros emblemas, como a Florgrade FC, que têm investido nos últimos anos.»
«Este será o terceiro clube que vou treinar em Aveiro, depois do Lusitânia de Lourosa FC e do RD Águeda, e é sempre bom estarmos perto de casa. Sempre segui o nosso campeonato – e chamo-lhe “nosso” porque é dos aveirenses, do nosso distrito – e sei que é uma prova muito competitiva.»
Os desejos de André Ribeiro não ficam por aí e o técnico, apesar de não assumir claramente uma candidatura à subida de divisão, deixa no ar a vontade de conviver entre os melhores. O treinador prefere frisar que o importante para a Florgrade na próxima época será «crescer de forma sustentada para um contexto mais profissional», deixando a nota de que «quer cimentar uma posição de relevo no campeonato.»
Para já, as expetativas de todos os adeptos e simpatizantes estão altas. Isto, apesar da Florgrade estar escalada para competir na difícil Zona Norte do Campeonato, onde “tubarões” como União de Lamas ou SC Espinho também espreitam uma subida.
O calendário de pré-temporada contempla muitos duelos interessantes, entre os quais um dérbi perante a Ovarense e um encontro com o Beira-Mar – este disputado no dia de ontem. Passos de preparação para o início de campeonato, agendado para o próximo dia 25, quando a Florgrade visitar Castelo de Paiva para defrontar o SC Paivense.
Recorde o atual plantel da Florgrade, composto por 25 atletas (e excluindo potenciais adições de atletas vindos da Equipa B): Gonçalo Batista (ex-Oliveira do Bairro), Marco Sá e Diogo Paiva; Rui Raínho (ex-Vista Alegre), Rodrigo Manaia, Kelvin, João Antônio, Zé Carlos, João Pelegrini (ex-Valadares de Gaia), Nuno Carvalho “Pitbull” (ex-Fiães) e Edu Silva; Hélder Castro (ex-Anadia), Luís Pinto, Tiago Jogo (ex-Fiães), Fábio Vieira (ex-Lusitânia de Lourosa), Gonçalo Nunes (ex-Oliveira do Bairro), André Ferreira e Miguel Mota; Luccas Marques (ex-Beira-Mar), Roberto, Ricardo Barros (ex-Anadia), Pedro Silva (ex-Valadares de Gaia), Diogo Guerra, Ben Koneh e Zé Gonçalves.
A época da Florgrade terá acompanhamento nas emissões e programas desportivos da Rádio AVfm. Na sintonia dos 98.7, o arranque da época dá-se já no próximo domingo, com o primeiro “Passe de Letra” da temporada a partir das 21H00.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva