Futebol: Plantel totalmente novo num SC Esmoriz de ambições renovadas
Escrito por AVfm em 08/09/2022
Um histórico de Aveiro, o SC Esmoriz teve uma época 2021/22 totalmente atípica, marcada pelos maus resultados e por uma inevitável descida de divisão ao segundo patamar do futebol distrital. No entanto, 2022/23 pode ser o ano de virar de página e de ambições renovadas para o emblema da Barrinha.
Com nova direção e um projeto ambicioso para o futebol senior, o Esmoriz reestruturou por completo a sua equipa principal e tem dado boas indicações na pré-temporada. Desde treinador novo, Pedro Alves, a (até ao momento) mais de 20 contratações para o ataque à 1ª Divisão Distrital, os esmorizenses perfilam-se como um dos candidatos à subida e regresso ao SABSEG.
Embora ainda não assumindo esse objetivo em entrevista recente à imprensa local, o presidente Mário Monteiro fala na «intenção de devolver a normalidade ao clube.» A ideia é levar o Esmoriz às vitórias e estabilidade financeira e, para isso, o plantel foi reforçado em larga escala.
Para já, com apenas a renovação do jovem Vasco Oliveira, são 22 as entradas no plantel, entre as quais alguns nomes com experiência de Campeonato SABSEG, onde se destacam – entre outros – Diogo Farias (ex-CCR Válega) ou Dani Silva (ex-Avanca).
Paulo Gonçalves (ex-SJ Ver), Leandro Ribeiro (ex-Avanca), André Corredoura (ex-SJ Ver), Diogo Farias (ex-CCR Válega), Marcelo Pinheiro (ex-Fiães), Tiago Silva (ex-SJ Ver), Dinis Dias (ex-Avanca), Seba Velasquez (ex-S. Martinho), Ricardo Nogueira (ex-Fiães), Ruben Barbosa (ex-Oliveira do Bairro), Marcelo Tralhão (ex-Q. Paramos), Igor Santos (ex-Canelas), Dani Silva (ex-Avanca), Rúben Fonseca (ex-U. Lamas), Tiago Vieira (ex-Feirense), Thiago Silva (ex-CCR Válega), Haliky Juvenal (ex-Infesta), Tomás Picarote (ex-SJ Ver), André Mendes (ex-U. Lamas), Pedro Ferreira (ex-SJ Ver), Juan Rocha (ex-Geração Rui Dolores) e Diogo Santos (ex-Beira-Mar) são os novos “Guerreiros da Barrinha”, muitos dos quais a darem os primeiros passos no escalão senior.
Já Pedro Alves, o técnico escolhido para dar rumo ao esmorizenses, teve a sua melhor época no Avanca, em 2018/19. Aos 44 anos, soma ainda experiência no Campeonato SABSEG no comando do Fiães e até já experimentar o Campeonato de Portugal, em 2019/20, orientando o SC Coimbrões.
O SC Esmoriz inicia oficialmente a sua temporada no próximo dia 25 de Setembro, com uma complicada deslocação ao terreno do Paços de Brandão. A equipa esmorizense atuará na Zona Norte e procura um dos primeiros lugares deste campeonato a 26 jornadas.
A 1ª Divisão Distrital será jogada em duas séries, Norte e Sul, mas em formato de campeonato único. Ao contrário do que acontece no Campeonato SABSEG, as equipas de cada grupo jogam entre si a duas voltas e, no final, os dois primeiros classificados de cada uma das séries são promovidos à elite aveirense sem terem de disputar uma segunda fase de competição.
A Rádio AVfm acompanhará a época do SC Esmoriz com relatos frequentes da equipa principal e menções na programação desportiva dos 98.7 FM e no site da sua emissora.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva