Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Novo equipamento de Raio X portátil e digital já está ao serviço no Hospital de Ovar

Escrito por em 09/09/2022

O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), dispõe, desde o passado mês de agosto, de um novo equipamento portátil de Radiologia.

Assim, o Serviço de Imagiologia passou a ter disponível um aparelho móvel de raios-X digital, com aquisição direta das imagens. Uma vez realizado o exame, a imagem fica imediatamente visível no monitor do próprio equipamento, sendo enviada em simultâneo para o arquivo imagiológico do paciente.

O novo equipamento permite que doentes internados que precisem de realizar uma radiografia, cuja sala se situa no piso 0, não tenham de se deslocar, com o aparelho móvel de RX a ir aos respetivos quartos. O equipamento dará ainda apoio à atividade desenvolvida no Bloco Operatório.

Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, prevê que o novo equipamento trará vantagens quer para os utentes como para os profissionais, melhorando a prestação dos cuidados de saúde. O diretor salientou ainda a evolução do Serviço de Imagiologia, com a unidade hospitalar a apostar na melhoria tecnológica constante.

Estamos muito satisfeitos com este novo equipamento, que demonstra a vitalidade e ambição do Hospital de Ovar em prosseguir a sua missão de prestar sempre o melhor serviço à população, de forma humanizada e personalizada

Luís Miguel Ferreira

O diretor da instituição recorda que, ao longo dos anos, a mesma tem procurado corresponder às necessidades das linhas assistenciais estratégicas, em harmonia com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no contexto da transição digital em curso.

Novo equipamento móvel de Raios X digital do HFZ

O equipamento pode deslocar-se às enfermarias e outros setores em situações específicas, tendo sempre presente que a exposição à radiação X implica “medidas de segurança de proteção radiológica para o paciente, profissionais de saúde e outros pacientes”, sustentou Salomé Araújo, responsável pelo Serviço de Imagiologia do Hospital de Ovar. 

A aquisição do aparelho móvel de RX digital foi assegurada por fundos comunitários PO Centro e apoio do Fundo Todos por quem Cuida, uma parceria entre a APIFARMA, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos. A oportunidade surgiu aquando da resposta da sociedade civil à pandemia e o Hospital manifesta o seu profundo agradecimento às entidades que proporcionaram a dita aquisição.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *