Gala “Globos do Samba” distinguiu as melhores prestações desde o início do século
Escrito por AVfm em 23/05/2023
No passado dia 5 de maio decorreu, no concelho vizinho de Estarreja, mais uma edição dos Globos do Samba, inserida na programação do Samba Com Vida (SCV), organizado pelo Grupo Recreativo Escola de Samba (GRES) Trepa Coqueiro.
Esta gala destaca-se como um dos grandes momentos do evento que é inteiramente dedicado à cultura do Samba, do Pagode e da Música Popular Brasileira, disponibilizando oportunidades de formação e partilha envolvidas num clima de alegria, festa e convívio.
A Gala dos Globos do Samba tem como objetivo distinguir e premiar os melhores protagonistas do panorama do Samba a nível nacional. Em outras edições era tido em conta as prestações do ano anterior, contudo, em 2023, a organização decidiu que esta seria de carácter especial.
Devido a períodos de paragem alargado da maior parte dos Grupos de Samba, sambistas e blocos, assim como o cancelamento de muitos Carnavais e eventos dedicados ao samba, a organização decidiu que, em 2023, seriam elegíveis, de uma forma geral, as prestações dos primeiros 22 anos do Samba do século XXI em Portugal.
Os Globos estiveram divididos em três tipos, nomeadamente Prémios Coletivos, Individuais e Carreira. As Categorias Coletivas permearam Bateria, Grupo/Ala de Passistas, Comissão de Frente, Escola em Palco, Escola de Samba, Harmonia, Samba-Enredo e Enredo. Já nas categorias individuais apurou-se os melhores Madrinha de Bateria, Mestre-Sala, Porta-Bandeira, Passista Masculino e Carnavalesco/Comissão de Carnaval.
Os vencedores de uma terceira categoria, designada Carreira, foram selecionados em exclusivo pela organização do evento.
Vencedores dos Globos do Samba 2023:
- Categorias Coletivas
Bateria: Sócios da Mangueira
Grupo/Ala de Passistas: BOTA
Comissão de Frente: Trepa de Estarreja
Escola em Palco: Vai Quem Quer
Escola de Samba: Trepa de Estarreja
Harmonia: Vai Quem Quer
Samba-Enredo: Charanguinha 2005
Enredo: Trepa de Estarreja 2019 - Categorias Individuais:
Rainha de Bateria: Liliana Pastor
Mestre-Sala: Renato Sabão
Porta-Bandeira: Catarina Rodrigues
Passista Masculino: Xavier Guerreiro
Carnavalesco / Comissão de Carnaval: Nuno Sardine - Prémios Carreira:
Individualidade: Reinaldo Nunes
Mérito: Festival de Samba da Mealhada
Confira alguns momentos da Gala, registado por António Dias:
[give_form id=”81006″]