GNR apreendeu 1 431 Kg de amêijoa japonesa em Estarreja
Escrito por AVfm em 06/01/2023
No passado dia 4 de janeiro, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) pertencentes à Unidade de Controlo Costeiro (UCC) de Aveiro, apreenderam 1 431 quilos de amêijoa japonesa, na localidade de Estarreja.
Os operacionais da GNR estariam a realizar uma ação de fiscalização direcionada ao cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves vivos, quando intercetaram um veículo que transportava bivalves da espécie amêijoa japonesa (Ruditapes philippinarum), sem que os mesmos tivessem o tamanho mínimo de referência exigido de 3,5 centímetros.
No decurso da ação policial, a carga foi apreendida e o condutor da viatura, um homem com 35 anos de idade, foi identificado, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por transporte de bivalves subdimensionados. Esta infração é punível com uma coima que pode ascender aos 37.500 €uros.
Os bivalves foram encaminhados para a Lota de Aveiro, para posterior destruição em unidade competente para o efeito, uma vez que se trata de uma espécie invasora não autóctone.
A GNR relembra ainda que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da sua origem, fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.
[give_form id=”81006″]