GNR apreendeu 21 redes de tresmalho entre as praias de Espinho e do Furadouro
Escrito por AVfm em 10/11/2021
Militares da Unidade de Controlo Costeiro de Matosinhos da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreenderam, no passado sábado, 6 de novembro, mais de 20 redes majoeiras, entre as praias de Espinho e do Furadouro.
No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, exercício da pesca marítima e cultura das espécies marinhas, os operacionais verificaram a utilização de redes de tresmalho, também conhecidas como redes majoeiras, ao longo da costa dos concelhos de Espinho e de Ovar.
Dessa diligência resultaram 21 redes majoeiras apreendidas, as quais continham 16 quilos de pescado diverso, que também foi apreendido e posteriormente doado ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. Aos proprietários das redes que foi possível identificar, foram levantados autos de contraordenação, cuja coima pode atingir os 25.000€.
A GNR recorda que a utilização destas redes só é permitida nas áreas de jurisdição marítima compreendidas entre as capitanias do Porto do Douro e a Nazaré, de 1 de outubro a 30 de abril, com exceção dos sábados, domingos e feriados.