GNR apreendeu 76Kg de pescado a vendedor ambulante em Ovar
Escrito por AVfm em 16/11/2022
Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), pertencentes ao subdestacamento de Aveiro da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), apreenderam 76 quilos de pescado fresco, nomeadamente 48kg de raia curva eviscerada e 28kg de polvo vulgar subdimensionado, em Ovar.
Os operacionais estariam a realizar uma ação de fiscalização direcionada ao cumprimento das regras de descarga, transporte e comercialização de pescado fresco, quando verificaram que um vendedor ambulante transportava, na sua viatura, pescado fresco que não cumpria os requisitos para ser comercializado, nomeadamente o peso mínimo e não estar assegurada a sua rastreabilidade.
O vendedor, um homem com 76 anos de idade, foi identificado, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37.500 €uros.
O pescado foi entregue na lota de Aveiro para ser sujeito a inspeção higiossanitária, com o intuito de lhe ser atribuído um destino final.
A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.
[give_form id=”81006″]