GNR identificou mulher por abandonar e maltratar animal de companhia
Escrito por AVfm em 07/03/2021
Uma mulher com 35 anos, residente no concelho de Águeda, foi identificada por Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) por ter abandonado e maltratado animais de companhia.
O processo iniciou-se com uma denúncia feita aos militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), segundo a qual haveria animais abandonados numa determinada moradia. Averiguando a situação, aquela autoridade deslocou-se ao local, onde se deparou com um cão que apresentava sinais muito evidentes de subnutrição, no interior da dita residência.
Assim, o animal foi resgatado pelos operacionais da GNR, tendo sido por eles transportado e entregue à guarda do Canil Municipal, onde está a ser tratado, com vista à recuperação do seu estado de saúde.
A mulher foi constituída arguida e os fatos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Águeda.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência, para a denúncia de infrações ou para o esclarecimento de dúvidas.