GNR identificou origem de descarga ilegal de águas residuais industriais em ribeira da Feira
Escrito por AVfm em 23/03/2021
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), identificaram, a 20 de março, em flagrante delito, uma descarga de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde, na localidade de São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira.
O insólito aconteceu durante uma ação de patrulhamento ambiental e monitorização das linhas de água, durante a qual os militares constataram que uma caixa de visita de rede com ligação às águas pluviais, apresentava caudal de água com coloração branca.
No seguimento das diligências para apurar a proveniência da descarga ilegal, os elementos do NPA identificaram o ramal de ligação às águas pluviais onde a mesma acontecia. Prosseguindo com a fiscalização, foi confirmada a origem da ligação criminosa, de onde provinha a contaminação da ribeira.
Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, que por sua vez foi encaminhado para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A GNR, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais como no esclarecimento de dúvidas ambientais.