Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


GNR promove sessões de sensibilização e informação para uma Floresta Segura em Ovar

Escrito por em 08/04/2025

No âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em articulação com o Município de Ovar, promove várias sessões de sensibilização e esclarecimento, de forma descentralizada pelo concelho.

A gestão de combustíveis e como proceder à queima de amontoados e queimadas serão alguns dos temas abordados nestas sessões que visam prevenir incêndios, garantindo a segurança das populações, dos seus bens e a preservação do património florestal.

No dia 12 de abril, Esmoriz recebe uma sessão no Mercado de Esmoriz (Praça dos Combatentes de Ultramar), e no dia 14, na Revenda de Esmoriz, ambas no período da manhã, das 8h00 às 12h00.

Em São Vicente Pereira Jusã, a ação terá lugar no Largo da Igreja de São Vicente Pereira Jusã (Avenida da Igreja), entre as 14h00 e as 16h00, do dia 14 de abril.

Já em Cortegaça, a ação irá decorrer no Largo da Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça, no dia 16, das 9h00 às 11h00.

No mesmo dia, há uma nova sessão em Maceda, na Junta de Freguesia das 14h00 às 16h00.

Em Válega, a ação irá decorrer no dia 18 de abril, na Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, entre as 14h00 e as 16h00.

As ações dos dias 14, 16 e 18 de abril vão ser efetuadas com o auxílio de um Posto de Comando Móvel.

A GNR explica que a floresta portuguesa é dominada por espécies autóctones, com destaque para os sobreiros e azinheiras (cerca de 36% do total) e os pinheiros (cerca de 30%). Contudo, alertam que os eucaliptais ocupam cerca de 26% da superfície florestal.

Esta realidade florestal, associada à diversidade do país a nível geográfico, climático, social, cultural e infraestrutural, ao despovoamento do interior, ao envelhecimento da população rural, às alterações relativas ao aproveitamento e exploração da floresta, às alterações climáticas e à acumulação de elevada carga de combustível, potenciam a possibilidade de ocorrência de Incêndios Rurais mais complexos e violentos.

Neste âmbito, destaca-se a responsabilidade da GNR na execução de ações de sensibilização, fiscalização, vigilância e deteção de incêndios rurais, na gestão da rede de vigilância e deteção de incêndios, no apoio no ataque inicial e ataque ampliado, na execução de ações de fogo controlado, na investigação das causas e dos crimes de incêndio florestal, bem como na validação das áreas ardidas e apuramento de danos.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *