Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


GNR realizou 315 transportes de órgãos em 2023, mais 54 que no ano anterior

Escrito por em 10/01/2024

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desempenha, desde 1994, a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, através da sua valência de Trânsito.

Terminado o ano de 2023, a GNR divulgou que, durante esse período, efetuou o transporte de 315 órgãos e, no âmbito dessas ações, empenhou 628 militares que percorreram cerca de 67 771 quilómetros.

Dos distritos com mais transportes realizados, destacam-se Lisboa (55), Coimbra (48), Setúbal (33) e Santarém (28).
Comparando com o ano anterior, em 2023 a GNR transportou mais 54 órgãos, empenhou mais 105 militares e percorreu mais 11 490 quilómetros.

Em comunicado, a GNR explica que, por regra, é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo possível.

A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim aos militares da GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida, sabendo que minutos podem fazer a diferença.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *