Grande Prémio de Atletismo de Guilhovai voltou à estrada
Escrito por AVfm em 01/07/2025
O Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai levou para a estrada a 4ª edição do seu grande prémio de atletismo, no passado dia 15 de junho. Iniciada em 2019, esta prova foi interrompida na sua segunda edição por forçada pandemia, porém, de há 2 anos a esta parte tem sido regularmente organizada.
Numa manhã de domingo com tempo quente, foram vários os atletas que se desafiaram num percurso de alguma dificuldade, mas sempre brindados com uma boa moldura humana e um ambiente festivo e acolhedor, típico deste lugar da freguesia de São João de Ovar.
Desde os mais novos, os benjamins, até mais velhos, os veteranos, todos puderam participar na prova destinada ao seu escalão etário. Nas camadas jovens, os clubes do município estiveram inúmeras vezes representados no pódio, mostrando um salutar convívio e boas relações entre os clubes vareiros.
Na prova rainha, na já tradicional distância de 10kms, o preto e branco das camisolas do clube organizador destacou-se e, apesar da vitória masculina não ter ficado em casa, na prova feminina a atleta mais rápida foi Marta Martins, precisamente do GDC Guilhovai. Joana Nunes, do São Salvador do Campo, e Telma Pinho, do Team El Comandante, completaram o pódio. Na quarta posição, em lugar de medalha de “chocolate”, ficou Carla Almeida do Clube de Atletismo de Ovar.
Carlos Costa foi o grande vencedor da prova masculina e é um velho conhecido das gentes de Guilhovai pois, apesar de atualmente representar o Vizela Corre, o maratonista português já representou o clube vareiro durante uma época. Vítor Oliveira, rotineiro vencedor de várias provas de estrada e uma das figuras maiores da formação vareira, ficou em 2º lugar; e Nuno Fernandes, do São Salvador do Campo, fechou o pódio. Às portas do mesmo ficou o vareiro Filipe Ferreira, atleta do ACR Vale de Cambra.
Nas provas dos veteranos, os clubes de Ovar seguiram a tendência das provas jovens e controlaram os pódios, com especial presença do clube anfitrião que teve nos seus atletas muitos dos melhores classificados nos respetivos escalões.
Fruto do esforço de um clube que luta, ano após ano, para se bater com os melhores, o Grande Prémio de Atletismo de Guilhovai demonstra muito bem o espírito lutador e de trabalho do clube, dos seus atletas e dirigentes. Em 2026 espera-se que vá para a estrada a 5ª edição de mais uma prova popular que anima e dinamiza de forma especialmente saudável as ruas e as pessoas desta pequena localidade do nosso município.
Imagem: Direitos Reservados