Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00


Grupo de Trabalho da ULS da Feira reutiliza TNT e cria novos artigos como envelopes e sacos

Escrito por em 02/07/2024

O grupo de Trabalho da Sustentabilidade Ambiental da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULS EDV) desenvolveu o projeto “Reutilização do Tecido Não Tecido (TNT) – inovação, design e valorização”.

Os principais objetivos desta iniciativa são reutilizar o TNT proveniente das caixas de instrumentos cirúrgicos de Ortopedia e Cirurgia Geral; reduzir a quantidade de resíduos e desperdícios; prolongar a vida do TNT através da criação de artigos com novo design e promover a economia circular.
Os novos artigos ajudam também a reduzir a quantidade de papel e plástico utilizado na distribuição de medicação de ambulatório aos utentes, pela Farmácia do Hospital S. Sebastião e na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de São João da Madeira.

Apesar deste projeto ter sido delineado em outubro de 2023, foi no passado dia 5 de junho, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, que se iniciou a distribuição dos diferentes artigos em TNT reciclado, recuperado e transformado.

No total, já foram reaproveitados cerca de 50Kg de TNT, que deram origem a 640 artigos, entre envelopes de diferentes tamanhos, sacos com e sem alça, sacos ao tiracolo, entre outros.

Para este projeto foi fundamental o apoio da Responsável dos Serviços Hoteleiros, Carla Ferreira, da costureira da instituição, Celina Ideias, assim como do Diretor do Serviço de Ortopedia, Dr. António Miranda, que tem colaborado ativamente com o Grupo de Trabalho na recolha do TNT do Bloco Operatório para a implementação deste projeto, dando também visibilidade ao seu serviço – “Ortopedia também é verde!”

Com a implementação deste projeto privilegia-se um modelo de economia circular, com vista à redução e valorização de resíduos, contrastante com o modelo tradicional “produz – utiliza – deita fora”. Assim, a ULS EDV, sedeada em Santa Maria da Feira, pretende contrariar a cultura do descartável e encontrar alternativas de reutilização.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *