Hospital de Aveiro inaugurou hoje a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular
Escrito por AVfm em 09/05/2023
O Hospital Infante D. Pedro em Aveiro, sede do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), inaugurou hoje, 9 de maio, a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC).
Segundo a administração hospitalar, a nova unidade “alarga e diferencia a capacidade de resposta do CHBV, permitindo, para além de outros, a realização de cateterismos programados” que, até à data, obrigava os utentes a deslocarem-se aos distritos de Coimbra ou Porto.
A atividade desta valência entrou hoje em funcionamento com a admissão de três doentes para realização de cateterismo, um procedimento médico invasivo que permite diagnosticar, estudar e tratar problemas nas artérias coronárias, válvulas do coração ou músculo cardíaco, sendo utilizado em casos de enfarte do miocárdio.
A administração da unidade hospitalar afirma que esta Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular é um dos “resultados do trabalho profundo que a direção executiva do SNS tem realizado no país, no aumento da acessibilidade a doentes com patologias cardíacas graves”.
Após a abertura recente da Unidade de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães, é inaugurada agora a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular no CHBV, momento que contou com a presença do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.
Há cerca de um ano, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reclamou junto do Governo a “ativação de valências hospitalares para cuidar de utentes que sofrem enfartes”, entre elas a possibilidade de realizar cateterismos urgentes em Aveiro, dado poderem ser decisivos.
Relacionado:
Nessa tomada de posição era ainda salientado que as despesas de transportes atingiram, em 2021, perto de meio milhão de euros, cativando ainda meios humanos essenciais ao acompanhamento de utentes e que fazem falta no hospital.
[give_form id=”81006″]