Hospital de Ovar avança que obra do novo Bloco Operatório segue a bom ritmo
Escrito por AVfm em 03/03/2023
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) comunicou que a obra de reabilitação e ampliação do seu Bloco Operatório está a avançar “a bom ritmo”, com os prazos estabelecidos para cada fase a serem respeitados até à data.
Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, explicou que os trabalhos em curso têm causado alguns constrangimentos, com a movimentação de veículos pesados e a própria maquinaria a produzir barulhos intensos e a limitar o estacionamento e a circulação. Contudo, o diretor entende que este é “um esforço de todos nós por uma boa causa”, tratando-se da concretização de um sonho antigo do Hospital e da população local.
Luís Miguel Ferreira adiantou que, neste momento, já se consegue andar no novo edifício, tendo sido já deslocalizado o atual equipamento de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) para permitir a construção do corredor que ligará os dois edifícios. Tal procedimento exigiu a interrupção temporária, reduzida ao mínimo, da atividade cirúrgica, “graças ao esforço de toda a equipa”.
O responsável mencionou que a obra de reabilitação e a ampliação do Bloco Operatório de Ovar irá melhorar a prestação dos cuidados de saúde no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que a mesma assume um significado especial para a comunidade vareira.
A construção do novo Bloco Operatório teve início no passado mês de setembro de 2022. A construção e o equipamento das novas instalações representam um investimento a rondar os 3,3 Milhões de €uros, com o Programa Operacional Regional – Centro 2020 a cofinanciar a obra com um apoio comunitário máximo de 2,5 Milhões.
A instituição hospitalar prevê que, ainda no corrente ano, se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de Bloco Operatório.
Recorde-se que o Hospital de Ovar tem investido na aquisição de ferramentas digitais e novos equipamentos que melhoram a atividade cirúrgica, como é o caso do novo candeeiro cirúrgico e do novo equipamento Raio X; e no próprio aumento da oferta, com a cirurgia do canal lacrimal a integrar os serviços do Bloco Operatório, recentemente.
Os novos equipamentos e software adquiridos para o atual bloco operatório transitarão para as novas instalações assim que concluídas.
[give_form id=”81006″]