Hospital de Ovar controla a esterilização de instrumentos cirúrgicos com novo e robusto sistema de rastreio
Escrito por AVfm em 04/03/2022
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) está a utilizar o sistema “SteriTrace” desde o início do ano.
Trata-se de uma solução inovadora, que permite a informatização e monitorização de controlo da qualidade do processo de rastreabilidade das ferramentas cirúrgicas. Assegurar o rastreio e a segurança no processo de esterilização é o objetivo.
Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo da unidade hospitalar, explicou que a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos tem uma importância vital na distribuição de instrumentos cirúrgicos sem risco de contaminação.
O gestor considerou ainda que é necessário manter todos os registos dos ciclos de esterilização e identificar cada item, assegurando que o novo sistema é robusto, ao garantir com precisão o processo de rastreabilidade, crítico para a execução da atividade cirúrgica.
O “SteriTrace” monitoriza todas as fases do ciclo de reprocessamento dos instrumentos cirúrgicos, processo de esterilização, com uma dinâmica e interface inovadora, permitindo aos profissionais o acompanhamento de cada momento do ciclo.
Ângela Fardilha, responsável pela Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos, adiantou que o novo sistema também está alinhado com os objetivos do projeto “Hospital de Ovar Sem Papel”, já que o sistema informático permite a validação dos instrumentos cirúrgicos sem necessidade de imprimir qualquer informação, substituindo as intermináveis listas em papel.
[give_form id=”81006″]