Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

19:00 19:10

Atual

Noticiário

19:00 19:10


Hospital de Ovar vai apoiar a Autoridade Local de Saúde no rastreio de pessoas infetadas com Covid-19

Escrito por em 20/11/2020

As equipas de profissionais e auxiliares de saúde que atuam no território da zona geográfica de Ovar, com a missão de rastrear as redes de contágio de utentes infetados com o novo Coronavírus, vão passar a contar com um reforço das equipas, através do apoio de profissionais do Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar.

Este apoio (…) insere-se numa lógica de cooperação que vem ocorrendo de forma cada vez mais profunda ao longo desta fase difícil na nossa vida coletiva

referiu Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do HFZ

Para Luís Miguel Ferreira, diretor da unidade hospitalar, é da maior importância que o Hospital de Ovar continue a trabalhar em estreita cooperação com as outras entidades de saúde locais, principalmente nesta fase difícil estamos a atravessar.

Elogiando, destaca a disponibilidade, o esforço e a dedicação de todos os profissionais de saúde para a realização duma tarefa que cresce a cada dia que passa. O rastreio dos contactos com pessoas infetadas é considerado essencial para travar a propagação da pandemia Covid-19, detetando precocemente novos positivos, sendo um dos principais caminhos apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Direção Geral da Saúde (DGS).

A vida num hospital nunca é calma porque os desafios são permanentes e a superação dos nossos profissionais é sempre uma realidade, para além de uma necessidade. E este é mais um exemplo.”

acrescentou Luís Miguel Ferreira

Tal missão consiste na identificação de todas as pessoas que estiveram expostas a gotículas respiratórias ou secreções de outro indivíduo portador da Covid-19. A avaliação é realizada através de uma escala de risco de exposição, que dá origem à implementação das medidas adequadas, tais como o isolamento profilático e a vigilância (seguimento e monitorização regular da sintomatologia).

Na presença de cada novo caso ativo de Covid-19, a Autoridade de Saúde Local deve assegurar a investigação epidemiológica detalhada, com o apoio da Unidade de Saúde Pública. Com base na avaliação do risco, deverá ser aplicado o conjunto de medidas considerado mais apropriado a cada situação, o mais precocemente possível após o conhecimento da mesma.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *