Incêndio destruiu completamente Vacaria no Monte da Candosa, em Válega
Escrito por AVfm em 22/12/2020
Durante a tarde de hoje, terça-feira, 22 de dezembro, a sirene dos Bombeiros Voluntários de Ovar (BVO) preocupou muita gente, tocando com insistência na cidade, fazendo adivinhar uma tragédia com dimensão. O apelo tinha como causa a necessidade de combate a um incêndio que tinha deflagrado numa vacaria, situada no Lugar de Monte da Candosa, em Válega, freguesia do concelho vareiro.
Ao que conseguimos apurar, os animais foram retirados das instalações pelos próprios proprietários que, numa fase inicial, juntamente com alguns populares, combateram as chamas, com o recurso a um trator com uma cisterna de água a ele engatada.
Entretanto, chegaram ao local os Bombeiros Voluntários de Ovar, que mobilizaram para a ocorrência 7 viaturas. Também os Bombeiros Voluntários de Esmoriz (BVE) disseram presente, com um veículo que transportava seis elementos. No total das duas corporações, estiveram envolvidos no combate ao incêndio 35 operacionais.
O fogo, que estava circunscrito, foi rapidamente extinto. Tal não impediu, contudo, grandes danos materiais. Na prática, a vacaria ficou completamente destruída, tendo ardido grandes quantidade de alimento (palha), um trator e outros equipamentos utilizados na atividade da agropecuária.
Do incêndio resultaram dois feridos ligeiros, prontamente assistidos no local, não tendo sido necessário transportá-los para a unidade hospitalar de referência. Um dos casos apresentava um quadro de indisposição, enquanto o outro apresentava queimaduras muito ligeiras.
As informações foram confirmadas à nossa redação pelo Comandante da Corporação de Ovar, João Mesquita. De acordo com as suas declarações, não houve a lamentar a perda de nenhuma vaca; não descartando, contudo, a possibilidade de ter havido algum galináceo que possa ter sido apanhado pelo lavrar das chamas.
O incêndio foi dado como completamente extinto e a ocorrência encerrada, já não se encontrando meios no local.