INEM e GNR assinam protocolo que vai criar sinergias em áreas prioritárias
Escrito por AVfm em 16/07/2021
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram um protocolo de colaboração, com o intuito de fomentar a partilha de conhecimentos técnicos e científicos, a par de experiências profissionais.
Na cerimónia de assinatura, que decorreu a 13 de julho, o Presidente do INEM, Luís Meira, salientou que o protocolo formaliza uma relação que, em muitas áreas e há alguns anos, existe entre as duas instituições.
O Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Clero salientou que, em muitos aspetos e áreas de atividade, as duas Instituições partilham objetivos comuns no que toca a dar as melhores respostas aos cidadãos, seja em contexto de saúde ou de segurança.
De acordo com o INEM, o protocolo permitirá a criação de sinergias de trabalho e de canais de comunicação mais céleres entre o INEM e a GNR, em áreas prioritárias como:
- Formação,
- Apoio, assessoria técnica e clínica,
- Desenvolvimento tecnológico e científico,
- Relações e cooperação internacional,
- Psicologia clínica,
- Cedência mútua de instalações,
- Outras áreas específicas de interesse mútuo.
O documento foi desenvolvido pelo Departamento de Emergência Médica do INEM e pelo Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. A sua assinatura teve lugar no Quartel da GNR – Comando Geral no Largo do Carmo, em Lisboa.