INEM sensibiliza a contactar o Centro de Informação Antivenenos em caso de Intoxicação
Escrito por AVfm em 30/01/2023
“Nem tudo o que parece é” é a nova campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que pretende sensibilizar os cidadãos para contactarem o CIAV – Centro de Informação Antivenenos (800 250 250) em caso de intoxicação.
O INEM adiantou que, no ano passado, o CIAV registou 25.167 consultas telefónicas, das quais cerca de 24.000 foram relacionadas com situações de exposição a um potencial tóxico. Cerca de 56% desses casos resultaram de uma exposição não intencional e, como tal, evitável.
Em 2022, a maioria dos contactos recebidos, cerca de 7.200, foram transferidos pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), após contacto via Número Europeu de Saúde – 112. Posteriormente, seguem-se as chamadas efetuadas para o próprio CIAV oriundas de unidades hospitalares, cerca 6.600, e pelos utentes, cerca de 5.400.
Ainda analisando as chamadas recebidas, mais de 8.400 envolviam crianças, com 58% das situações a ocorrerem em idades inferiores a 5 anos. Relativamente à população adulta, cerca de 63% dos casos dizem respeito ao sexo feminino.
Segundo o INEM, os medicamentos continuam a ser a razão mais representativa que motiva o contacto com o CIAV, registando-se um total de 10.045 ocorrências. As substâncias de abuso (incluindo álcool), os produtos de limpeza como lixívias e detergentes, ou os pesticidas, representam 83% dos casos envolvendo outros produtos.
A campanha “Nem tudo o que parece é” tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a existência do CIAV, um centro médico especializado de consulta telefónica na área das intoxicações, disponível através de chamada gratuita para o número 800 250 250, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Do outro lado da linha encontram-se técnicos e médicos com formação específica na área da toxicologia que prestarão apoio em situações relacionadas com a exposição a tóxicos, medidas de prevenção ou qualquer informação na área da toxicologia.
O CIAV dá igualmente resposta a situações de intoxicação em animais.
[give_form id=”81006″]