Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Iniciativa dos ambientalistas “Amigos do Cáster” vai levar os participantes “às estrelas”

Escrito por em 27/08/2021

A Associação Amigos do Cáster promove a iniciativa “Astronomia – À luz das estrelas”, durante o dia de amanhã, 28 de agosto. Compreender, analisar e registar em fotos o céu noturno é o objetivo.

O programa da atividade está dividido em dois momentos distintos, nomeadamente um enquadramento teórico e uma atividade prática de terreno.

  • CICLOne de Conferências | Casa do Povo – Ovar | 17h00

O início da atividade será em contexto de sala, consistindo na apresentação do tema “Características gerais das principais constelações e de alguns objetos celestes do céu e de algumas formações geológicas da Serra da Freita”.

Os professores Carlos Rainha, Mestre em Astronomia e Sisandra Sousa, Doutorada em Ciências do Mar e do Ambiente, irão passar e comentar conhecimentos com o recurso de meios multimédia. Os conteúdos serão focados nas caraterísticas gerais do Sistema Solar, da Via Láctea e da localização das principais constelações e enxames de estrelas, havendo lugar para abordar algumas particularidades geológicas da Serra da Freita, onde acontecerá depois o passeio fotográfico noturno.

A Casa do Povo localiza-se no Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar, nº. 87 – 3880-133 Ovar.

Miradouro – Serra da Freita
  • Eco-Passeio | Portela da Anta, Serra da Freita – Arouca | 20h00

Esta atividade, realizada ao ar livre, terá como mote “Localização geral das principais constelações e de alguns objetos celestes do céu” e será orientada na componente de Astronomia por Carlos Rainha. No que respeita à Astrofotografia, contará com o contributo do fotógrafo vareiro Mário Lisboa.

Com a ajuda de telescópio, será possível observar as principais constelações e alguns objetos celestes no céu da Serra da Freita.
Os participantes poderão, facultativamente, fazer-se acompanhar de máquina fotográfica, tripé e outros equipamentos fotográficos, com o intuito de realizar algumas fotografias durante o Eco-Passeio.

Portela da Anta – Serra da Freita

Ovar dista da Serra da Freita cerca de 42km. Por força da contingência sanitária atual, a organização não disponibiliza transporte entre os dois locais, devendo cada participante (ou grupo de participantes coabitantes) assegurar a viagem por meios próprios.

A iniciativa é gratuita e limitada, sendo necessário submeter um formulário de inscrição e aguardar a confirmação da organização por através de mensagem por email.

Durante toda a iniciativa será obrigatório o uso de máscara, o distanciamento entre participantes não coabitantes e o cumprimento das normas de etiqueta respiratória.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *