Instalações do Hospital de Ovar estão mais acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada
Escrito por AVfm em 26/03/2021
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) concluiu um conjunto de melhorias ao nível das acessibilidades, com o foco em eliminar barreiras físicas do edifício. Melhorar as condições de acesso e circulação de utentes e demais utilizadores das instalações, com mobilidade reduzida, foi o objetivo principal.
Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, afirmou que esta operação era necessária, vindo melhorar a qualidade de vida das pessoas que irão utilizar e apreciar as novas adaptações, funcionando como um reforço de inclusão para as pessoas com deficiência e com mobilidade condicionada.
Para mais, a unidade de saúde tem, nos seus quadros de pessoal, uma assistente técnica com mobilidade reduzida, dependente de cadeira de rodas, que beneficiará diariamente desta intervenção.
As alterações representaram um investimento aproximado de 75.000€, resultando de uma candidatura apresentada ao Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública (PASPVP), operacionalizado pela Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, a qual foi aprovada.
Depois de realizado um diagnóstico das condições de acessibilidade do edifício, foram definidas as mudanças prioritárias e elaborado um plano de intervenção.
Além da eliminação de barreiras arquitetónicas, com a adaptação de passeios e a requalificação e criação de novas rampas, procedeu-se à instalação de portas de abertura e fecho automático, balcões de atendimento adequados e vãos de acesso às diferentes instalações.
Luís Miguel Ferreira destaca também que a instalação das portas automáticas também permite que se evite o toque em superfícies, uma medida higiénica fundamental em tempos de pandemia.