Jorge Palma condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
Escrito por AVfm em 26/11/2020
No dia 17 de novembro, o músico Jorge Palma foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. A cerimónia teve lugar no Palácio de Belém.
“Jorge Palma é um caso raro em Portugal. Compositor e intérprete admirado pelos colegas, amado pelo público, demasiado célebre para o papel de génio obscuro, demasiado genuíno e rebelde para ser um músico previsível e formatado.”
salientou o Presidente da República
Agradecendo humildemente a homenagem a Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha acabado de acrescentar que a mesma “só pecou por tardia”, Jorge Palma mostrou-se emocionado e muito feliz com o reconhecimento.
“Ao receber esta distinção com a qual tão generosamente me honrou e que, porventura, ultrapassará os meus méritos pessoais, não posso deixar de a partilhar com todos aqueles que, na área da Cultura, tanto de si têm dado e que, sobretudo neste momento de aflição, continuam a esforçar-se por dar.”
disse Jorge Palma
No ano em que o artista completa o 70º. aniversário, além deste título, Jorge Palma também foi agraciado, em setembro, com a Medalha de Mérito Cultural pelo Município de Lisboa, que recebeu das mãos de Fernando Medina, presidente da autarquia da capital.
Confira o vídeo da cerimónia da condecoração de Jorge Palma, onde também foram reconhecidos a escritora Alice Vieira e, a título póstumo, o músico António Variações:
A Ordem do Infante D. Henrique
Esta Ordem Honorífica Portuguesa, criada na década de 1960, aquando do V Centenário da morte do Infante D. Henrique, tem o objetivo de distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, quer no país quer no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.