Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Junta de Freguesia de Válega acolhe a exposição fotográfica “O passar do tempo” de António Dias, até 16 de setembro

Escrito por em 18/08/2022

Está patente, até 16 de setembro, no auditório da Junta de Freguesia de Válega, a exposição fotográfica “O passar do tempo”, reunindo trabalhos de António Dias.

Os registos expostos pretendem documentar para a posteridade várias profissões, algumas delas verdadeiras artes manuais. Entre profissões mais antigas e outras ainda atuais, algumas começam a escassear e outras já desapareceram por completo. Assim, o objetivo do valeguense é perpetuar o modo de vida e as tradições das nossas gentes, mostrando às gerações atuais e futuras quais e como eram as profissões de outras épocas.

António Dias desvenda que este é um conjunto de fotografias selecionadas entre tantas outras que já tirou, considerando estar ainda no início de um projeto no qual, através da sua arte, quer alargar o âmbito dos registos, permitindo ao público o exercício do regresso ao passado.

O fotógrafo partilhou que as pessoas retratadas são, na maioria, gentes da sua terra; mas que poderiam ser homens e mulheres de qualquer proveniência geográfica. Nesse seguimento, afirmou ter “orgulho em ser Valeguense”.

António Dias despertou para a fotografia aos 16 anos de idade. Passou pela Escola Militar onde estudou Eletrotecnia, sendo atualmente Técnico de Manutenção Industrial.

Ainda assim, fotografia e o fotojornalismo foram ganhando espaço na sua vida. Passou pelo Instituto Português de Fotografia, onde obteve formação em Jornalismo, pelo Primeiro de Janeiro, pelo Comércio do Porto e ainda pelo Correio da Manhã.

Atualmente, trabalha como freelancer em fotojornalismo, vendo trabalhos seus ser publicados por grandes entidades como Record, Eclesia, JN e outros órgãos de comunicação socias. Por cá, colabora assiduamente com o Jornal de Válega e com a Rádio AVfm.

No associativismo, integra os órgãos sociais da Confraria dos Rojões de Válega, colabora com o Grupo de Ação Cultural (GAP) e está ligado ao Grupo de Carnaval Axu Mal. É ainda Diretor do Museu de Ovar, desde 2019.

O fotógrafo já expôs os seus trabalhos em mostras coletivas nos concelhos de Ovar, Murtosa e Porto. Do seu currículo constam exposições no Museu de Ovar (2017), Associação Cultural e Recreativa de Valdágua (2018), FNAC (2019) e Válega (2022).

Recorde momentos da inauguração da mostra fotográfica:

« de 15 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *