Júri de Festival da Macedónia do Norte premiou por unanimidade a performance de “O Grande Lago”, da Imaginar do Gigante
Escrito por AVfm em 27/08/2024
“O Grande Lago”, peça do coletivo vareiro Imaginar do Gigante, classificou-se em primeiro lugar, trazendo consigo o prémio de melhor performance para crianças da 13ª edição do BITOLINO, o Festival Internacional de Teatro para Crianças da cidade de Bitola, na Macedónia do Norte; em representação de Portugal.
Avaliados por um júri composto por um renomeado ator sérvio, Milan Pajić, Presidente da Comissão de Jurados e pelos realizadores Dragana Miloševski-Popova e Blagojce Božinovski, os nossos conterrâneos arrancaram elogios. “Emocionante”, “lúdico” e “forte” foram algumas das expressões usadas por Pajić para elogiar a obra, que foi vencedora do concurso por unanimidade.
Através da interação com o público e de uma dramaturgia que passa uma mensagem forte, o espetáculo baseia-se numa sinopse que conta a história de uma família de ursos polares que têm de lidar com o aquecimento global e com a poluição marinha. Ao longo do desenrolar da peça, uma ode ao ambiente, são usadas marionetas e sombras projetadas, a par da manipulação de objetos.
Prestadora de serviços na área da arte e da cultura, a Imaginar do Gigante produz obras contemporâneas para crianças, movendo-se entre as artes performativas e a edição de livros. A companhia foca-se sobretudo na exploração de novos processos criativos, particularmente na estética do teatro infantil. Os seus elementos acreditam no laboratório da arte infantil e procuram de forma contínua uma estética artística que seja capaz de abordar os pilares da liberdade; explorando o nosso maior tesouro; a imaginação. Assim, a “criança do futuro”, é estimulada através de novas modalidades estéticas, tecnológicas e ecológicas, híbridas e extraordinárias!
Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau e Moçambique, entre outros países, acolheram já a equipa que, com o seu trabalho, contribui ativamente para a evolução do sistema de formação teatral e do ensino artístico, aproximando literalmente as artes performativas contemporâneas dos mais jovens.
A Imaginar do Gigante tem o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES), além de ser membro da rede Descampado Artistas Associados e da ASSISTEJ International.
Ao longo da edição 2024 do Festival de Bitola, realizou-se a oficina de teatro “História em Movimento”, dirigida pelo patomima e diretor de patomima Vojo Cvetanovski, mantendo-se assim a tradição de, a cada edição do evento, ser dinamizada uma oficina que aproxime as crianças do processo de criação de personagens, pela via do teatro e da linguagem corporal, sem o uso de palavras.
O festival passou pelos palcos do NU, a par de outros eventos sem caráter competitivo. O IDTF Bitolino é organizado pelo Teatro Babec e, em 2024, voltou a ser um projecto cultural de interesse nacional, com apoio financeiro do Ministério da Cultura. Integra, agora, o Programa Anual de Cultura do Município de Bitola e o Bitfest 2024.
[give_form id=”81006″]