Juventude Socialista de Ovar apresentou o seu Manifesto Autárquico Jovem
Escrito por AVfm em 31/07/2021
A Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (JS) lançou um Manifesto Autárquico Jovem, uma iniciativa pioneira no município de Ovar.
O Manifesto Autárquico compila as principais ideias que os jovens socialistas defendem para o concelho, tendo sido apresentado ao Partido Socialista (PS) de Ovar e ao seu candidato à presidência da Câmara Municipal de Ovar, Alcides Alves, já que o documento pode contribuir para o programa eleitoral que o PS irá apresentar aos cidadãos de Ovar.
O trabalho, divido em 5 áreas temáticas – Juventude e Associativismo; Educação, Cultura e Desporto; Mobilidade e Ambiente; Emancipação: Habitação e Emprego e Igualdade e Direitos, contou com a participação de cerca de cinquenta jovens, com a redação a ser coordenada por Sérgio Moreira, membro do secretariado da JS local.
Considerando a possibilidade de aproveitar recursos disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe (ReactEU), o Manifesto pretende responder às dificuldades identificadas no levantamento realizado com base num trabalho de proximidade que se estendeu a todas as freguesias do Município.
Nos últimos quatro anos, foram realizadas duas iniciativas a cada mês:
- O “Roteiro das Freguesias”, com o intuito de auscultar a população, identificar problemáticas no terreno e reunir com as instituições, associações e coletividades presentes no Concelho de Ovar,
- As “Tertúlias”, eventos de discussão sobre vários temas, com transmissão nas redes sociais, que começavam com uma apresentação dedicada a questões sobre o tema em referência, e na segunda parte davam espaço para refletir sobre o futuro e os desafios da temática em discussão, incluindo a resposta a questões do público.
Apesar da diversidade das áreas estratégicas do Manifesto Autárquico Jovem, é a área da Habitação que lhe merece maior destaque. Os jovens socialistas voltam a reivindicar a implementação do Programa Arrendamento Acessível, a mobilização do património do Estado para o arrendamento jovem e da classe média e o IMI jovem (isenção de IMI para jovens nos três primeiros anos e isenção de IMT na primeira habitação).
A JS é a única juventude partidária que goza estatutariamente de autonomia face ao seu Partido. Uma autonomia que custou anos de luta a conquistar e que nós, no nosso Concelho, temos a coragem de afirmá-la apresentando e reivindicando as nossas ideias
disse Martim Guimarães da Costa, Presidente da JS Ovar
O Presidente da JS de Ovar, Martim Guimarães da Costa, acrescentou que só conhecendo as necessidades e ideias de todas as gerações se pode construir um projeto para o Concelho de Ovar.
Conheça o documento na totalidade, clicando no link seguinte: https://issuu.com/jsovar/docs/manifesto_aut_rquico1.