Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Laboratório do Hospital de Aveiro vai ter capacidade para processar testes à Covid-19 em 2 horas

Escrito por em 29/03/2021

Na passada sexta-feira, 26 de março, o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, informou que o seu Laboratório irá reduzir para um terço o tempo de espera dos resultados dos testes de despiste à Covid-19.

Elmano Ramalheira, diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), adiantou que a administração do grupo hospitalar está em negociações para adquirir um novo equipamento de topo, multíplex, com uma grande capacidade de testes moleculares. Explicou que o novo equipamento permitirá saber, em 2 horas, o resultado de um teste RT-PCR, o que atualmente demora cerca de 6 horas.

Desde o início da pandemia Covid-19, há cerca de um ano, que o Laboratório de Patologia Clínica do Hospital de Aveiro tem realizado pesquisas sobre o vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia, tendo testado cerca de 51.840 utentes, dos quais 3.984 tiveram resultado positivo.
Foram realizados testes para os 3 Hospitais do CHBV (Aveiro, Águeda e Estarreja), para o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar, e para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

O Laboratório tinha, desde 2008, um embrião da área da Biologia Molecular, que investigava, sobretudo, a tuberculose, e que cresceu, em 2011, passando a investigar também as cargas virais dos doentes com HIV e Hepatites B e C.

Com equipamentos bons e atualizados, quando surgiu a pandemia só faltavam os reagentes necessários à pesquisa ao SARS-CoV-2, adquiridos em março do 2020, quando os primeiros casos surgiram.

Em contexto pandémico, o Laboratório passou a trabalhar em 4 turnos, durante 24 horas por dia, passando a poder processar 400 testes diariamente.

O Serviço de Patologia Clínica do CHBV conta, atualmente, com 40 profissionais, de entre os quais 5 médicos especialistas e 4 médicas internas de especialidade, 4 técnicos superiores de Saúde, 24 técnicos superiores de Diagnóstico e Terapêutica, 3 assistentes operacionais e 1 assistente técnico.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *