Largo da Estação de Ovar é agora entrada nobre da cidade. Requalificação foi inaugurada a 25 de Abril
Escrito por AVfm em 29/04/2022
A última iniciativa incluída nas comemorações municipais do 25 de Abril de 2022 foi a Inauguração da Empreitada de Requalificação da Envolvente da Estação ferroviária e do Jardim Garrett.
Os presidentes do executivo municipal e da mesa da assembleia municipal, Salvador Malheiro e Pedro Braga da Cruz, e a representante da União das Freguesias de Ovar (UFO), Salomé Costa descerraram a placa que assinala a conclusão da empreitada.
José Pinto | Chefe da Divisão de Projetos e Obras Municipais
José Pinto, Chefe da Divisão de Projetos e Obras Municipais foi o primeiro orador. O Engenheiro afirmou que para haver uma boa obra é necessário respeitar padrões e um ciclo natural, referindo-se à existência de um bom projeto, uma firme fiscalização e um empreiteiro competente.
O responsável classificou o espaço intervencionado como o mais confuso e desorganizado do município, com os utentes a ter dificuldades para chegar à Estação da CP. Recordou a antiga praça lotada de táxis, carros particulares e autocarros, comentando que quando chovia o cenário piorava.
Com o termo “organização” a ser palavra de ordem, José Pinto entendeu aquele espaço como uma das principais entradas da cidade, estando agora mais funcional e de cara lavada.
Salomé Costa | Tesoureira da União das Freguesias de Ovar
Numa breve intervenção, Salomé Costa, membro da junta da UFO, em representação do presidente Bruno Oliveira, considerou que o local é uma das portas da cidade e que agora está “muito bonita” tendo endereçado parabéns aos intervenientes da empreitada pelo resultado final.
Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar
Seguiu-se a intervenção do presidente da autarquia. No último ato público do dia, Salvador Malheiro refletiu não haver melhor forma de comemorar o 25 de Abril do que a sair com o povo para a rua, assinalando as obras que são feitas a pensar no interesse da população e do município.
Recordou o facto de terem passado vários anos e presidentes pela autarquia sem que o Largo da Estação fosse alvo de uma intervenção. Admitiu, pois, estar orgulhoso por ter conseguido levar o projeto para a frente, considerando a empreitada uma obra estruturante para o concelho.
Mesmo sabendo não ser da sua alçada, o edil deseja a requalificação da estação e da linha ferroviária, tendo-se comprometido a ter uma postura de diálogo e cooperação com as entidades competentes nesse sentido.
As comemorações do Dia da Liberdade terminaram em festa, com a atuação no local de um trio composto por vareiros. Laura Rui na voz, Ivo Pinho no clarinete e Pedro Martins na guitarra encerraram o momento com chave de ouro
A Rádio AVfm fez o registo de todas as intervenções, que pode ouvir nos player’s multimédia disponíveis acima. Fizemos ainda um registo fotográfico dos melhores momentos, que aqui partilhamos:
[give_form id=”81006″]