Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

20:00 20:10

Atual

Noticiário

20:00 20:10


Lígia Pode mostra-se disponível para concorrer à Câmara de Ovar de forma Independente

Escrito por em 25/10/2024

No passado sábado, 19 de outubro, a empresária vareira Lígia Pode mostrou-se disponível para concorrer à Câmara Municipal de Ovar nas próximas eleições autárquicas.

Quem é a Lígia Pode?

Lígia cresceu em Ovar, “atrás do balcão da Fernandinha das Flores” (mãe), e por cá escolheu ficar, viver, constituir família, criar 3 filhos e assumir o legado do pai, fundador da Ovargado.

A empresária tem promovido diversas iniciativas de âmbito cultural e social, com recolhas de testemunhos e exposições que promovem o reconhecimento da identidade cultural do concelho.

Também liderou o Movimento “Acorda Ovar, pela tua Saúde”, organizando manifestações, marchas e reunindo mais de 10 Mil assinaturas no manifesto que fez chegar ao Ministério da Saúde, lutando contra a integração dos cuidados de saúde de Ovar na Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, assim como a referenciação dos utentes para Aveiro, que já se verificava.

A CEO da Ovargado é também uma presença assídua no Associativismo, apoiando diversos projetos como equipas de futebol, basquetebol, voleibol, triatlo, ciclismo, associações de diferentes causas e eventos da região.
A empresária é ainda Vice-Presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), onde também representa os interesses do comércio e das indústrias do concelho de Ovar.

Lígia Pode | AGIR! Pelo desenvolvimento da nossa terra

Depois de ter sido adiado devido ao mau tempo que se fazia sentir a 12 de outubro, o evento que contava com várias atuações artísticas e com a declaração de Lígia Pode passou para o sábado seguinte, 19 de outubro. A chuva constante, levou a uma alteração de última hora: não interferindo no calendário, o palco mudou-se do Largo dos Combatentes para o auditório da Casa do Povo de Ovar.

Depois de momentos musicais de artistas vareiros, Lígia Pode subiu ao palco para apresentar a sua declaração. Na análise que faz ao município, Lígia considera que Ovar estagnou, havendo pouca capacidade de dinamizar, evoluir e criar valor. Perante esse cenário, afirma que desenvolveu dentro de si uma “vontade enorme de fazer acontecer, de Agir”.
Explicando que não faz parte da sua essência estar a criticar sem apresentar uma solução para o problema, afirma que:

 “Com o foco no desenvolvimento do nosso concelho, estou disponível para ser Candidata Independente à Câmara Municipal de Ovar”.

Lígia Pode | Futura Candidata à CMO

Clique no player para ouvir a intervenção de Lígia Pode

Assim, a futura candidata à CMO apelou ao apoio da população para juntos criar uma força de mudança, de discussão, de novas ideias e possibilidades, trabalhando em prol do desenvolvimento.
Tratando-se de uma candidatura independente, Lígia Pode apelou à assinatura da sua futura candidatura, de forma a viabilizar uma “Verdadeira Alternativa credível e com rumo”.

A empresária esclareceu que se irá candidatar de forma “totalmente independente”.
Mesmo consciente de que esse fator será uma desvantagem, receando o conforto do eleitor em optar por uma força política mais estruturada, com redes de interesse e contactos desenvolvidos, Lígia sente a necessidade de Agir e decide avançar mesmo assim. A potencial candidata esclarece que o que se propõe a fazer deve partir de uma “independência pura”, permitindo que possa lutar e zelar pelos interesses da comunidade de Ovar com “liberdade total“, que raramente são alinhados com os interesses dos partidos.

Ao longo da declaração, Lígia Pode aponta algumas problemáticas do concelho, criticando a falta de competência para potenciar o que a terra tem de bom (gastronomia, cultura, património, artes, etc.): “Ter temos, mas não temos tido a capacidade de apoiar e gerar interesse”.
A candidata mencionou ainda a falta de condições atrativas ao empreendedorismo, o desequilíbrio no apoio às freguesias e diversos problemas na orla costeira, na saúde e acessos, entre outras questões.

Lígia Pode reconheceu que há “problemas de muita difícil resolução”, mas garante fazer tudo o que estiver ao seu alcance, “chatear para não sermos esquecidos“, sem medo de penalizações políticas e partidárias, e sem medo de afrontar o poder nacional.

Na sua declaração, apontou algumas propostas que poderão vir a integrar a sua candidatura, abordando os mais diversos setores, como a Habitação, Educação, Desporto, Cultura, Turismo, Mobilidade, Serviços Municipais, Dinamização Socioeconómica, Ambiente, entre outros.

A futura candidata anunciou que vai continuar a trabalhar em ideias e soluções para o nosso município, estando disponível a escutar todos os que queiram trazer problemas e ambições para a mesa de discussão.

Cresci em Ovar,
Vivo em Ovar,
Trabalho e crio emprego em Ovar.
E é por nós que vou lutar, de forma independente e focada em AGIR.

Lígia Pode

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
ÁUdio: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *