Limite de velocidade na A25 é reduzido para 100 km/h e gera polémica na Região de Aveiro
Escrito por AVfm em 08/09/2025
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) manifestou surpresa com a nova limitação de velocidade na Autoestrada 25 (A25), agora fixada em 100 km/h, após a colocação de sinalização ao longo da via.
A redução foi inicialmente defendida pelo Município de Aveiro apenas para o troço urbano entre os nós de Esgueira e das Pirâmides, com instalação de sinais e radar, como alternativa à instalação de barreiras ou painéis acústicos. No entanto, essa proposta nunca recebeu resposta oficial.
A novidade é que a medida foi aplicada a toda a extensão da autoestrada, sem qualquer comunicação prévia à CIRA ou aos municípios abrangidos. A Comunidade Intermunicipal alerta para impactos negativos diretos a nível económico, social e turístico, nomeadamente pela redução da atratividade e tempo de permanência na região.
Na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada a 1 de setembro em Ílhavo, foram aprovadas três deliberações:
- Rejeitar a limitação da velocidade a 100 km/h em toda a A25;
- Solicitar, com carácter de urgência, explicações ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação e às entidades Infraestruturas de Portugal, Instituto da Mobilidade e dos Transportes e à concessionária Ascendi, exigindo a reposição do limite habitual de autoestrada;
- Relembrar que, na Região de Aveiro, a A25 continua a ser a única onde ainda se cobram portagens.
AVfm 




