Linha SNS24 vai emitir declarações de isolamento profilático
Escrito por AVfm em 02/11/2020
Na declaração do Primeiro Ministro António Costa ao País, na sequência do Conselho de Ministros Extraordinário do passado sábado, houve espaço para algumas notas sobre a Linha SNS24.
O serviço gratuito que os portugueses se habituaram a usar para aconselhamento e encaminhamento dos seus problemas de saúde, disponível 24 horas por dia através do número 808 24 24 24, tem estado, desde março, no centro de todas as atenções. Com o início da pandemia, muitas foram as queixas de que as chamadas não eram atendidas. Nessa altura, de acordo com António Costa, o serviço tinha a capacidade de atender 3.500 chamadas por dia.
Entretanto, com o aumento do volume de contactos e com a necessidade do seguimento das cadeias de contágio da pandemia Covid-19, que foram encaminhadas para esse serviço público, foi feito um reforço da capacidade de atendimento, que hoje é de quase 10x em relação a esse período. Assim, a Linha SNS24 tem atualmente a capacidade de atender até 31.720 chamadas por dia, com um tempo médio de espera de 4 minutos e 30 segundos.
Para diminuir os constrangimentos e mesmo para aliviar os Centros de Saúde de algumas tarefas administrativas, a Linha SNS24 vai começar, já esta semana, a emitir declarações de isolamento profilático, que tantos portugueses precisam para entregar às suas entidades patronais, justificando as suas faltas ao trabalho. O documento, que antes tinha que ser obrigatoriamente obtido através do médico de família, passa agora a ser disponibilizado diretamente pela Linha SNS24, simplificando todo o processo.