Faixa Atual

Título

Artista


Lítio purificado para baterias de automóveis vai ser produzido em Estarreja, na Bondalti

Escrito por em 29/12/2021

A Bondalti, maior empresa de produtos químicos nacional, firmou uma parceria com a companhia australiana Reed Advanced Materials. O projeto, já em fase piloto, representa um investimento total de 4 Milhões de €uros, repartido a 50% por cada organização. A meta a alcançar será a produção de 25 toneladas de lítio “purificado” por ano, entre hidróxido e carbonato de lítio, matéria prima com enorme procura para o fabrico de baterias para equipar automóveis elétricos.

O projeto, integrado nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), arrancará no início de 2023, com a sede da Bondalti, localizada no Quimiparque de Estarreja, a receber durante o segundo semestre do próximo ano os novos equipamentos e infraestruturas necessários à nova atividade.

Não querendo atrasar o processo, a Bondalti de Estarreja já tem em curso o processo de recrutamento dos novos funcionários que irão alavancar uma nova e ambiciosa fase de produção da empresa.

Bondalti, a antiga CUF

Em 1898, Alfredo da Silva fundou a Companhia União Fabril (CUF), avançando com a produção de adubos em grande escala.
Sob o lema “O que o País não tem… a CUF cria”, na década de 1930, a empresa já atuava em diversos setores, nomeadamente na química orgânica (refinação de óleos, azeite, sabões, farinhas e rações) e inorgânica (fabrico de ácidos), a par da metalúrgica, metalomecânica e têxtil.

Em 1975, a CUF, à data o maior grupo empresarial privado em Portugal, foi nacionalizada e extinta. Na década de 80, contudo, o Grupo José de Mello, juntamente com alguns acionistas da companhia, prosseguiu a produção industrial de produtos químicos. Só mais tarde, em 1997, é que a designação CUF voltaria a ser utilizada.

Em 2009, a CUF apresentou publicamente a conclusão do projeto de expansão do Complexo Químico de Estarreja, concretizado no âmbito de um Projeto de Interesse Nacional (PIN), concretizado através de um investimento de 125 Milhões de €uros.

Desde há três anos a esta parte, a empresa alterou a sua identidade corporativa, assumindo a nova marca Bondalti.

Nos tempos que correm, a fábrica de Estarreja continua a produzir químicos indispensáveis à sociedade moderna. A empresa ocupa o primeiro lugar de vendas de anilina na Europa (usada na produção de compostos agrícolas, herbicidas, tintas, antioxidantes, látex, vernizes e explosivos) e é o segundo maior produtor ibérico de Cloro, exportando mais de 90% da sua capacidade produtiva total.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *