“Magonchas” traz o fundo do mar para o Museu de Ovar
Escrito por AVfm em 29/05/2021
O Museu de Ovar também está a desconfinar, convidando hoje, 29 de maio, para a inauguração de mais uma exposição, que abrirá ao público pelas 15h30. “Magonchas”, da artista plástica nortenha Rita Gonçalves é uma mostra de peças de cerâmica únicas, que estará patente até 11 de setembro.
“Magonchas” inspira-se no oceano e no seu belo e complexo ecossistema, retratando os grãos de areia, pedras e conchas que, inteiros ou fragmentados, são transportados pelo mar.
Sentindo uma especial atração pelas conchas, a ceramista encara-as como carcaças misteriosas que já foram o lar de um animal que, entretanto, se desenvolveu e partiu. Não resistindo a guardar as que vai encontrando, Rita Gonçalves olha para elas como um abrigo, um local que pode proporcionar um retiro solitário e introspetivo.
A grande diversidade de dimensões, cores e texturas dos materiais encontrados no fundo do mar (grãos de areia, pedras e conchas) assumem, nas suas obras, formas funcionais e esculturais.
Todas as partes permitem e contribuem para a construção de “um todo” forte e misterioso, num reflexo cerâmico da beleza do Oceano.