“Maio do Azulejo” promove intenso programa de valorização com workshops, visitas e passeios
Escrito por AVfm em 06/05/2021
A Câmara Municipal de Ovar (CMO) volta a promover o evento “Maio do Azulejo”, destacando o município como um Museu Vivo do Azulejo. Valorizar os patrimónios azulejar, arquitetónico, histórico e cultural, formando e sensibilizando os públicos são o ADN da iniciativa.
Até ao final do presente mês, essa riqueza artística e patrimonial será o centro de todas as atenções, graças a um programa diversificado e estruturado, que promove várias atividades e enaltece o património azulejar.
Para lá dos concertos e exposições, a comunidade e o público em geral é convidado a participar em atividades mais lúdicas e práticas, como oficinas, visitas guiadas, passeios e caminhadas, sempre com o azulejo como principal protagonista.
Relacionado:
- Visita Orientada + Oficina de Pintura em azulejo “Rua do Azulejo”
Dias 5, 8 , 12, 26 e 30 de maio
Posto de Turismo de Ovar
Inscrição prévia obrigatória e gratuita
Esta atividade pretende dar a conhecer, através de uma visita guiada, a quantidade, diversidade e as histórias das fachadas azulejadas e ornamentos datados dos séculos XIX e XX no município, fortalecendo a expressão “Ovar – Cidade Museu Vivo do Azulejo”.
Após o passeio, os participantes terão acesso a uma oficina de pintura, onde, através da técnica de estampilhagem, a técnica decorativa mais presente na azulejaria, irão criar os seus próprios exemplares.
Nos dias 5, 12 e 26, as visitas terão início às 18h30. Duas delas, a acontecer nos dias 8 e 30, estão marcadas para as 15h00, sendo adaptadas a participantes com necessidades especiais, nomeadamente através da inclusão de serviço de tradução em Língua Gestual Portuguesa.
- Passeio Fotográfico “CLICK.3 #São João de Ovar“
Dia 9 de maio, das 10h00 às 17h00
Posto de Turismo de Ovar
Inscrição prévia obrigatória e gratuita. Limite de 20 participantes. Transporte incluído
O projeto “CLICK”, em formato de passeio fotográfico, pretende convidar todos os amantes da fotografia a descobrir o património azulejar de todo o concelho de Ovar.
Após passagem por Válega e São Vicente de Pereira em edições anteriores, o “CLICK” viajará agora por São João de Ovar, fiel ao princípio da descoberta e partilha do extenso património.
- Oficina “Ilustração/Azulejo Figura Avulsa”, por Pedro Podre
Dia 15 de maio, às 15h00
Escola de Artes e Ofícios
Inscrição prévia obrigatória e gratuita
Nesta iniciativa pretende-se introduzir, de uma forma criativa, a pintura tradicional de azulejos de figura avulsa, onde os participantes terão a oportunidade de pintar uma imagem tradicional ou reproduzir um desenho, buscando a inspiração nos elementos náuticos do município de Ovar.
O orientador será Pedro Podre, pintor e ilustrador, nascido em 1988, no Porto. As suas pinturas exploram narrativas sobre a infância, escapismos, identidade e ansiedades do século XXI. O seu trabalho apresenta alegorias trágico-cómicas sobre a vida suburbana, medos e incertezas numa era de sobrecarga de informação.
- Caminhada Orientada “Ovar do Azulejo”
Dia 16 de maio, às 9h00
Praça da República
Inscrição prévia obrigatória e gratuita
É proposto um itinerário para a descoberta de “Ovar – Cidade Museu Vivo do Azulejo”, através duma caminhada de 4,4km, classificada com o grau de dificuldade “fácil”.
A iniciativa visitará as ruas, monumentos e sítios mais marcantes da cidade de Ovar, com paragens em locais de maior interesse:
– Praça da República (contextualização)
– Igreja Matriz
– Estação de Ovar
– Parque Urbano
– Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar
– Jardim dos Campos
– Palácio da Justiça
– Centro de Arte de Ovar, com visita à Exposição “À Margem de certa maneira” de Manuela Pimentel
- Oficina “Preencher Vazios”, por Joana de Abreu
Dias 17, 18, 19, 20 e 22 de maio
Escola de Artes e Ofícios
Inscrição prévia obrigatória e gratuita. Limite de 10 participantes por sessão
O projeto “Preencher Vazios”, existente desde 2015, pretende surpreender os cidadãos com pequenas intervenções em fachadas degradadas, cujos “remendos” têm mensagens de autores portugueses. Pretende ainda sensibilizar para a necessidade de preservar o património azulejar português.
Nesta oficina, a artista Joana Abreu desafia cada participante a preservar o património azulejar e, a partir da escolha de padrões existentes em Ovar, construir um painel de 7 peças com frases retiradas do universo literário de Júlio Dinis.
A sessão de 22 de maio terá início às 10h00. Todas as outras estão marcadas para as 19h00.
- Visita / Instalação “Preencher Vazios”, por Joana de Abreu
Dias 22 e 29 de maio, 15h00
Posto de Turismo de Ovar
Inscrição prévia obrigatória e gratuita
Na sequência das oficinas Preencher Vazios, onde os participantes irão produzir painéis de azulejos, os mesmos serão aplicados pelo centro da cidade de Ovar.
Guiada pela própria Joana Abreu, a visita irá surpreender os participantes e o público com as suas criações agora expostas, onde constarão pequenas mensagens.
- OFICINA “Moldes Cerâmicos – Azulejos em Relevo”
Dia 29 de maio, 15h00
Escola de Artes e Ofícios
Inscrição prévia obrigatória e gratuita. Limitado a 10 participantes
Esta oficina, dedicada ao azulejo em relevo, uma das técnicas decorativas mais presentes na azulejaria dos séculos XIX e XX, pretende dar a conhecer e experimentar todo o processo da conceção de moldes cerâmicos em gesso, desde os princípios básicos da cofragem, à preparação da calda de gesso e à retirada das peças em relevo.
No final, as peças criadas ficarão em processo de secagem para posterior cozedura. Uma vez prontas, serão entregues a cada um dos participantes, responsáveis pela sua criação.
- OFICINA Itinerante de Prelo Tipográfico “O que diz o teu quadrado?”, por Centropontoarte
Dia 30 de maio, 15h00
Rua Cândido dos Reis e Praça da República
Inspirado nos azulejos com “dizeres”, “provérbios” e “sabedoria popular”, esta oficina dará a possibilidade a cada participante de imprimir a mensagem que quiser, expressando o que lhe vai na “alma”.
O programa é intenso e pauta pela diversidade, com propostas para vários públicos. A aposta na inclusão vai para além das atividades adaptadas para surdos, com recurso à tradução para Língua Gestual Portuguesa. Na verdade, a autarquia tem pronto um workshop inovador para invisuais, apenas disponível através de marcação para grupos reduzidos, durante o qual o azulejo e a sua construção serão descodificados através do toque.
Para o esclarecimento de dúvidas ou proceder à inscrição nas atividades, pode contatar os serviços de turismo da autarquia, através do telefone 256 509 160 ou do email turismo@cm-ovar.pt.