Mais de 4.000 veículos fiscalizados na campanha “Taxa Zero ao Volante” no distrito de Aveiro
Escrito por AVfm em 14/07/2021
Entre os dias 6 e 12 de julho, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram uma campanha de sensibilização e fiscalização em prol da segurança rodoviária, denominada “Taxa Zero ao Volante”.
Concretizada por todo o País, a campanha teve como principal objetivo alertar não só os condutores, como todos os ocupantes dos veículos, para os riscos da condução sob a influência de álcool.
Resultados nacionais
Durante as operações das Forças de Segurança, foram fiscalizados, em todo o território nacional, 55.264 veículos. Daí resultaram 14.341 infrações, das quais 703 relativas à condução sob o efeito do álcool.
Ao longo desse mesmo período, aconteceram 2.195 acidentes, totalizando 9 vítimas mortais, 53 feridos graves e 756 feridos ligeiros.
Resultados do distrito de Aveiro
No território do distrito de Aveiro foram fiscalizadas 855 viaturas e controlados por radar 3.660 veículos.
Da campanha de fiscalização resultaram 3 detidos (2 por condução sob influência de álcool e 1 por falta de habilitação legal para conduzir) e 22 apreensões (5 viaturas, 7 documentos de veículo e 10 títulos de condução).
Relativamente a infrações, foram contabilizadas mais de 266, destacando-se o excesso de velocidade, a falta de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, a falta de inspeção periódica obrigatória, o uso indevido de telemóvel durante a condução, a não utilização de cinto de segurança, as mudanças irregulares de vias de trânsito, o desrespeito pelas regras de prioridade, a paragem e estacionamento em cima do passeio e a paragem e estacionamento nas passagens assinaladas para a travessia de peões, entre outras.
As principais mensagens a passar ao longo da campanha de sensibilização foram:
- Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente mortal duplica,
- Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves,
- Conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível cognitivo e do processamento de informação, o que acarreta, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação, diminuição do campo visual (visão em túnel) e descoordenação de movimentos.