Manuel Diamantino Correia é o mandatário da candidatura às autárquicas do CDS de Ovar
Escrito por AVfm em 13/08/2021
A Comissão Política Concelhia de Ovar do Centro Democrático Social (CDS) anunciou o Major-General Manuel Diamantino Pinheiro Correia como mandatário da candidatura do partido aos vários órgãos autárquicos, nas eleições marcadas para 26 de setembro.
Manuel Diamantino Correia tem 68 anos, é natural de Marco de Canavezes e reside na freguesia de Válega do concelho vareiro onde, há mais de 45 anos, constituiu família.
Passou a sua adolescência na região de Águeda, tendo realizado os estudos secundários no antigo Colégio de S. Bernardo, em Águeda e no Liceu Nacional de Aveiro. Seguindo a sua vocação militar, ingressou na Academia Militar onde, no ano letivo de 1978/79, terminou a licenciatura em Ciências Militares como Oficial da arma de Infantaria, estando também habilitado com o Curso Geral de Comando e Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Concluiu ainda outros Cursos de valorização profissional, em que se destacam na esfera militar o curso Comando (em França), os cursos de Patrulhas de Reconhecimento de Longo Raio de Ação e de Sobrevivência no Campo de Batalha (ambos na ex-República Federal da Alemanha), o curso de Operações Especiais, o de Operações não Convencionais, Operações Psicológicas e o Curso de Altos Estudos Estratégicos, que frequentou no Centro de Estudos Superiores de Defesa Nacional de Madrid, em Espanha.
No âmbito civil possui duas pós-graduações pela Universidade de Valência: “Investigação Operacional e Sistemas” e “Introdução ao Pensamento Sistémico. Sistemas Complexos: Ordem e Caos”.
Em março de 2007 foi promovido a Oficial General no posto de Major-General e confirmado pelo decreto do Presidente da República nº. 48/2007 de 17 de maio. Em 2012 passou, por limite legal de idade, à situação de Reserva e, posteriormente, à situação de reforma.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas.
Como Oficial Subalterno e como Capitão:
- Na Escola Prática de Infantaria (Mafra), desempenhou as funções de Instrutor dos Cursos de Oficiais Milicianos e de Comandante do Pelotão Mecanizado,
- No Batalhão de infantaria Mecanizado (Santa Margarida), desempenhou as funções de Adjunto de Comandante de Companhia,
- No Centro de Instrução de Operações Especiais (Lamego), exerceu as funções de Instrutor, de Comandante da Companhia de Operações Especiais e de Comandante de Companhia de Instrução,
- No Batalhão de Infantaria de Aveiro, desempenhou as funções de Comandante de Companhia de Instrução, de Chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança.
Nos postos de Major e de Tenente-Coronel:
- Ainda em Aveiro desempenhou as funções de Diretor de Instrução e de Oficial de Operações do Batalhão Operacional,
- Foi nomeado como Diretor do projeto da criação do Centro de Instrução para as Forças Armadas de Cabo Verde, no âmbito da Cooperação Técnico-Militar entre Portugal e a República de Cabo Verde,
- Novamente de regresso a Lamego e às Operações Especiais desempenhou as funções de Comandante do Batalhão de Elementos de Operações Especiais, de Comandante do Batalhão de Instrução, de Diretor de diversos Cursos e Estágios ministrados nesta Unidade,
- No Quartel-General da Região Militar do Norte (Porto), desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Tenente-General Comandante da RMN,
- No Quartel-General da Brigada Ligeira de Intervenção, em Coimbra, exerceu as funções de Chefe de Estado-Maior desta Grande Unidade do Exército.
No posto de Coronel:
- Desempenhou entre Julho de 2001 e Junho 2002, as funções de Comandante do Sector Central da Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste, em acumulação com as funções de Comandante do Contingente Nacional destacado neste Território, exatamente no período que envolveu dois atos eleitorais e a formalização da Independências deste novo País,
- Entre 2002 e 2005 exerceu as funções de Comandante do Regimento de Infantaria Nº19 (Chaves),
- Como Coronel Tirocinado exerceu as funções de 2º Comandante da Brigada Ligeira de Intervenção (Coimbra).
No posto de Major-General:
- Exerceu as funções de Adjunto do Comandante Operacional das Forças Terrestres, para, de Dezembro de 2007 a Dezembro de 2010, (por portaria Conjunta dos Ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros) exercer o cargo internacional de 2º Comandante do “Corpo de Exército de Projecção Rápida da NATO” com Quartel-General em Valência/Espanha,
- De regresso ao Exército exerceu as funções de Inspetor-Adjunto da Inspeção-Geral do Exército, tendo terminado a sua longa carreira como Diretor de Justiça e Disciplina do Exército.
Da sua folha de serviços constam 21 louvores, dos quais dois concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, quatro pelo General Chefe de Estado-Maior do Exército e onze por outros Oficiais Generais. Possui ainda várias condecorações das quais que salientam uma Medalha de ouro e quatro de prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 2ª. e 3ª. classes, as medalhas de 1ªs e 2ª. Classe de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército e a Medalha de ouro de Comportamento Exemplar.
Foi também distinguido com as seguintes condecorações estrangeiras:
- Medalha da ONU (UN/UNTAET- Timor Leste),
- Gran Cruz do Mérito Militar com Distintivo Branco (Reino de Espanha).
Atualmente dedica-se à pesquisa e estudo das novas tipologias dos conflitos, proferindo diversas palestras sobre essa temática como convidado. É o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Operações Especiais e, entre outos, é sócio da Associação 25 de Abril, da Liga dos Combatentes e membro do Rotary Club de Ovar.
É casado com Maria Graciela Pinheiro Correia, com quem teve dois filhos, Márcia Alexandra (já falecida) e Nuno Miguel.
O CDS, em Ovar, concorre aos seguintes órgãos autárquicos, com os respetivos cabeças de lista:
- Câmara Municipal de Ovar – Mário Rui Natária,
- Assembleia Municipal de Ovar – Fernando Camelo de Almeida,
- Junta de Freguesia de Esmoriz – Aurélio Gomes,
- Junta de Freguesia de Maceda – Liliana Queirós,
- União das Freguesias de Ovar – Jorge Maia,
- Junta de Freguesia de Válega – Manuel Gonçalves.