Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Marcação de consulta de agudos da USF João Semana passa para o número 808 24 24 24

Escrito por em 06/11/2021

A Unidade de Saúde Familiar João Semana, localizada na Rua Dr. Francisco Zagalo, na sede do concelho, já não disponibiliza um contato telefónico próprio para a marcação de consultas de doença aguda. O novo número, para o qual deve ligar em caso de necessidade, é o 808 24 24 24, do apoio do SNS 24.

A unidade de saúde pública implementou, desde maio de 2020, um sistema de orientação telefónica próprio para fazer face às situações de doença aguda. À época, vivia-se um momento crítico no contexto pandémico. Esse modelo de funcionamento conseguiu, na maioria das vezes, dar a melhor resposta às necessidades dos utentes.

Atualmente menos congestionado, o call center do Serviço Nacional de SaúdeSNS 24, acessível pelo número 808 24 24 24 dá resposta a um lote de doenças muito diversificado, desde casos de suspeita de infeção por Covid-19 com a possibilidade de marcação de testes, passando pela orientação para tratamento no domicílio e indo até ao diagnóstico da gravidade da patologia presente, com a respetiva orientação para o serviço de saúde mais adequado, entre outras situações.

Neste último tipo de casos, a USF João Semana passará a receber informações sobre os seus utentes que pediram apoio ao SNS 24, estando a operacionalizar de forma conveniente o fecho do circuito, que terminará com a sua linha própria. Deixou, portanto, de estar disponível o número de telemóvel direto para os casos de doença aguda até ontem utilizado. Pede-se agora aos utentes com episódios de doença aguda que passem a pedir apoio através do referido número 808 24 24 24.

Uma vez notificada pela linha SNS 24 quanto aos casos que deve acompanhar, será a unidade de saúde a entrar em contato com cada utente, agendando uma consulta presencial no tempo previsto, de forma mais organizada e cómoda para o paciente. A resposta terá três tempos definidos pela gravidade de cada caso: inferior a 12 horas, inferior a 24 horas ou superior a 24 horas.

Desta forma, será suposto que, desde a primeira chamada do pedido de auxílio, os profissionais de saúde orientem os doentes de forma mais criteriosa e eficiente para os cuidados de saúde necessários, seja pelo encaminhamento imediato para o serviço de urgência ou através de acompanhamento no domicílio com os cuidados adequados.

USF João Semana, juntos rumo à Saúde, com a orientação correta da linha SNS 24

é o lema da reestruturação dos serviços

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *