Current track

Title

Artist

Current show

AV Despertar

06:00 08:00

Current show

AV Despertar

06:00 08:00


Máscaras gigantes pintadas pelas crianças das escolas enchem a Praça da República de cor e de esperança

Written by on 22/02/2022

A tarde soalheira do passado domingo foi o momento escolhido para a inauguração da exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”, patente a céu aberto, na Praça da República.

Os Paços do Concelho encheram-se de vida e de cor naquele que seria o dia dedicado ao futuro da Vitamina da Alegria, com a saída à rua do desfile do Carnaval das Crianças. Em mais um ano em que a Covid-19 trocou as voltas aos foliões, impedindo que a tradição se cumpra da forma habitual, não foi possível assistir à alegria e espontaneidade de mais de um milhar de crianças fantasiadas a desfilar pelo centro da cidade.

Assim, as Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho aceitaram o repto da Câmara Municipal de Ovar, decorando máscaras gigantes, numa iniciativa repleta de simbolismo. Com total liberdade na criação de cada exemplar, o resultado final é colorido e merece ser apreciado. Os exemplares todos reunidos acabam por proporcionar um belo espaço para visitar em família, numa exposição informal e divertida, para visitar ao ar livre até dia 2 de março.

A abertura da mostra contou ainda com animação musical a cargo do Grupo Preto no Branco.


Relacionado:


Para além do simbolismo da data e do facto das máscaras gigantes representarem o repescar de uma tradição da festa maior do nosso Concelho, a ideia de dar às crianças a tarefa de decorar as mesmas cumpre o objetivo de manter o espírito carnavalesco vivo, não deixando o momento passar em branco junto dos mais novos. Sabemos que essas crianças serão os responsáveis por futuras edições da Vitamina da Alegria, pelo que é de fundamental importância que a folia lhes comece a correr nas veias desde cedo, mantendo a magia ano após ano.

Por outro lado, a exposição encerra em si uma dupla perspetiva de esperança. Por um lado na qualidade dos trabalhos expostos, que nos deixa otimistas quanto à capacidade criativa das gerações vindouras, na certeza de que a nossa festa continuará a evoluir. Mas também pelo local… Ovar viveu momentos de grande aflição nos últimos tempos e foi ali, naquele local, que foram depositadas flores criadas pelos Grupos de Carnaval que homenageavam os nossos conterrâneos que partiram vítimas da Covid-19. Hoje, ainda não temos a nossa Vitamina da Alegria de volta nos moldes habituais, mas, no mesmo sítio, podemos celebrar agora a alegria e o futuro, sinónimos de vida…

Paulo Homem de Melo fez o registo de vários ângulos da Praça da República em modo Carnaval:

« de 12 »

Fotos: Paulo Homem de Melo
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *